Capa

Colégio Província de São Pedro Press Releases

Estudantes da capital apresentam projeto sustentável na Mostratec

Esta é a primeira vez que a instituição de ensino participa do evento científico

25.10.2018  |  275 visualizações

O projeto de sensibilização com relação ao uso e descarte apropriado de resíduos plásticos recicláveis, desenvolvido no Colégio Província de São Pedro, se transformou em um dos trabalhos finalistas da Mostratec Junior 2018. A mostra de trabalhos de iniciação científica da Educação Infantil e Ensino Fundamental ocorre até quinta-feira (25/10), na Fenac, em Novo Hamburgo, e está contemplada na programação da 33ª Mostratec.

Acompanhados pelos professores Alexandre Martins, Ingrid Melo e Luísa Rieth, que coordenam o clube de ciências do Colégio Província, os estudantes Bernardo D'Amico, Gabriela Rubleski, Giorgia Cassol, Pedro Fonseca e Pietra Vighi apresentam os resultados do trabalho “Cuide de mim: Cuide de mim: uma mensagem de sustentabilidade”.

- No levantamento feito pela coleta de cinco dias, foi possível estimar que aproximadamente 14 mil garrafas eram descartadas no colégio. Através de uma hipótese constatamos que, caso o ritmo fosse semelhante, seriam quase 30 mil garrafas plásticas ao ano. Com estas informações, é possível também apontar o espaço que estes itens ocupam, indicando que tipo de lixeiras seriam mais adequadas. O objetivo, acima de tudo, é mostrar que através de um projeto simples se consegue fazer um estudo de qualidade com dados relevantes – destaca o professor Alexandre Martins.

O projeto “Cuide de mim” foi desenvolvido no primeiro semestre deste ano, pelos professores Alexandre Martins, Juliana Carvalho e Sheridan Pinto com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. O tema foi sugestão dos próprios estudantes, interessados em incentivar a conscientização ecológica na comunidade escolar. Na ocasião, foram recolhidas garrafas e canudos plásticos ao longo de uma semana. Com o material descartado serão feitos vasos autoirrigáveis para plantio de vegetais nativos, para também contribuir na manutenção da espécie de abelhas nativas.

Redação: Francine Malessa
Coordenação: Marcelo Matusiak

 

  • Giorgia, Gabriela e Bernardo
    (Divulgação)

Leia também...

18.07.2019

De volta ao passado

Festa à Moda Antiga envolveu alunos do Jardim B do Colégio Província de São Pedro

03.06.2019

Experiência real de uma empresa planejada e executada em sala de aula

Jovens contam como tem sido a experiência de participar do Programa Miniempresa da Junior Achievement

23.05.2019

Estudantes gaúchos são destaque em competição de Matemática

Entre medalhas de Ouro, Prata e Bronze, o Colégio Província de São Pedro teve notório desempenho em uma das principais competições internacionais de conhecimentos matemáticos

15.05.2019

Educação financeira em sala de aula

Alunos do 3º ano do Colégio Província de São Pedro participam de ação que simula o funcionamento de um shopping center

Entre em contato