Capa

Colégio Província de São Pedro Press Releases

Alunos do Colégio Província de São Pedro são destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática

Seis estudantes foram agraciados com medalhas e menção honrosa na competição que é referência nacional

10.12.2018  |  166 visualizações

Os representantes do Colégio Província de São Pedro foram destaque na 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Desde o ano passado, a competição passou a receber estudantes de escolas públicas e privadas e contou com um número recorde de participantes neste ano. Ao todo, seis alunos foram premiados no Colégio Província, sendo dois, do 9º ano do Ensino Fundamental, com as medalhas de prata e bronze, e outros quatro, com menções honrosas.

Para Pedro de Paula Fonseca, 15 anos, um dos diferenciais foi ter trabalhado com provas antigas, que ajudaram a ter uma referência do tipo de questão que é aplicado. Já Pedro de Paula Fonseca, também de 15 anos, ressaltou a experiência obtida em sala de aula.

- O que contribuiu muito foi a liberdade que tivemos nas aulas de Matemática para estudarmos o conteúdo. No início do ano, recebemos um material com tudo que seria aplicado e, aos poucos, pudemos ir tirando dúvidas e pedindo explicações aos professores – disse.

Os alunos que receberam menções honrosas foram João Pedro Mosseline Carpes (menção honrosa - 7º ano - EF II), Gregor Alexandre Höcher (menção honrosa - 1º ano - EM), Giancarlo Marusiak Bonin (menção honrosa - 2º ano - EM) e Rodrigo Amaro Fonseca (menção honrosa - 2º ano - EM).

Para os professores, o reconhecimento foi fruto de uma longa preparação de todos.

- É gratificante ver os alunos obtendo esses resultados. Mostramos as provas para eles terem um contato com o tipo de questão e perderem o medo. O que favorece bastante é o método Montessori adotado pela escola, que acaba facilitando para que o professor faça um atendimento individualizado para cada aluno – comentou Gabriel Quevedo, professor do 9º ano do Ensino Fundamental, 1º e 2º ano do Ensino Médio.

Para Érica Copetti, também professora de Matemática, a sensação que fica é a de dever cumprido.

- É muito bom ver os alunos felizes com o resultado. Percebemos neles um pensamento diferenciado e que, sem dúvida, será levado para o resto da vida deles. A prova da OBMEP serve para eles pensarem “fora da caixa”, e esse pensamento será incentivado - afirmou.

A entrega das medalhas será realizada por meio de cerimônias regionais no ano de 2019 em datas ainda não definidas.

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a OBMEP registrou este ano um novo recorde de escolas inscritas, com um total de 54.498 instituições, abrangendo 99,44% dos municípios de todo o país. O número total de inscritos foi de 18.237.996 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, oriundos de 48.970 escolas públicas e 5.528 escolas particulares.

A prova da 1ª fase aconteceu no dia 5 de junho. Após a correção das provas, realizada nas próprias escolas, um total de 952.856 estudantes foram classificados para a segunda fase, realizada no dia 15 de setembro, sendo 906.706 alunos de escolas públicas e 46.150 de escolas privadas.

Alunos premiados no Colégio Província:

Pedro de Paula Fonseca (prata - 9º ano - EF II)

Lucas de Paula Fonseca (bronze - 9º ano - EF II)

João Pedro Mosseline Carpes (menção honrosa - 7º ano - EF II)

Gregor Alexandre Höcher (menção honrosa - 1º ano - EM)

Giancarlo Marusiak Bonin (menção honrosa - 2º ano - EM)

Rodrigo Amaro Fonseca (menção honrosa - 2º ano – EM)

Redação: Marcelo Matusiak e Angelo Pieretti

Coordenação: Marcelo Matusiak

 

 

 

  • Alunos destaques do Colégio Província de São Pedro
    (Angelo Pieretti)

  • professores de matemática do colégio província de são pedro
    (Angelo Pieretti)

Leia também...

18.07.2019

De volta ao passado

Festa à Moda Antiga envolveu alunos do Jardim B do Colégio Província de São Pedro

03.06.2019

Experiência real de uma empresa planejada e executada em sala de aula

Jovens contam como tem sido a experiência de participar do Programa Miniempresa da Junior Achievement

23.05.2019

Estudantes gaúchos são destaque em competição de Matemática

Entre medalhas de Ouro, Prata e Bronze, o Colégio Província de São Pedro teve notório desempenho em uma das principais competições internacionais de conhecimentos matemáticos

15.05.2019

Educação financeira em sala de aula

Alunos do 3º ano do Colégio Província de São Pedro participam de ação que simula o funcionamento de um shopping center

Entre em contato