Capa

Colégio Província de São Pedro Press Releases

Robô Brazilian Buddy XX pronto para ação

Jovens estudantes do Colégio Província de São Pedro concluem o vigésimo robô para competição internacional que é referência mundial no meio escolar

21.03.2019  |  253 visualizações

O aprendizado começou com a vinda das peças, passou pela leitura do regulamento, montagem do protótipo e, finalmente, é chegada a hora de ver a criação dos alunos em ação. Ao longo do processo, os desafios foram intensos, mas o Brazilian Buddy XX, robô do #383 Team, projeto pioneiro do Rio Grande do Sul, está pronto para representar a escola e o Brasil.

Para a edição deste ano, o protótipo precisou ser construído com diversos comandos automáticos. Para que seja competitivo, o equipamento precisa ter mobilidade e resistência para garantir a sobrevivência na simulação de um terreno lunar que será aplicado no campo de jogo. A equipe aguarda com grande motivação o início da regional em Hudson Valley, no estado de NY, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 23 de março.

- Antes do teste decisivo, sempre há uma expectativa para que tudo funcione perfeitamente. Os ajustes foram bem feitos. De qualquer forma, já saímos vitoriosos. Ver os olhos desses jovens brilhando quando o robô, produzido por eles, consegue concluir as diretrizes do campeonato é lindo e gratificante — conta o professor e coordenador do projeto, Vitor Barbieri.

Mentor e ex-aluno, Pablo Terry Gonçalves explica de que forma os alunos optaram pelo formato do protótipo desta edição e exalta a criatividade dos participantes.

- O que vimos é algo distante de uma sala de aula comum. Recebemos o manual e as diretrizes do FIRST e, a partir daí, passamos os projetos e fizemos um brainstorming com a participação de todo o grupo. Estivemos sempre auxiliando e permitindo que eles explorassem ao máximo a imaginação. Houve empenho no planejamento, nos desenhos e na execução. As peças foram aos poucos se encaixando até a impressão final. Estamos prontos e preparados – afirma.

Além do aprendizado, os jovens ficam deslumbrados com a possibilidade de vivenciar uma experiência fora do país.

- Aprendi me divertindo e, hoje, tenho muito mais conhecimento em mecânica e robótica do que eu tinha no princípio. Além disso, tem a viagem, que nos mostra outra cultura. Treinamos o nosso inglês e entendemos as diferentes formas que cada equipe pensou para chegar no seu projeto final — conta Ricardo Bartzsch Ludwig, de 16 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio.

FIRST Robotics Competition 2019

O jogo: Por ser o aniversário de 50 anos da ida do homem à Lua, o tema representa a vivência espacial e será repleto de surpresas. A disputa será realizada entre alianças de três contra três times. A equipe que pontuar mais, vence. Os pontos serão contabilizados com o preenchimento de foguetes com bolas, chamadas de “cargo”, o posicionamento dos painéis para prendê-las e a capacidade de o robô subir nas plataformas. Também, com um ponto bônus, será preciso jogar às cegas, na simulação de uma tempestade de areia lunar, com o robô sendo guiado através de uma câmera que foi instalada nele, um desafio a mais para a equipe.

O local: A regional de Hudson Valley ocorre de 21 a 24 de março, no estado de Nova Iorque. Aproximadamente vinte alunos, mais professores e mentores embarcam para a competição pelo #383 Team.

Esta é a 20ª participação do Província com o #383 Team, que já conquistou o prêmio principal em 2001, 2002, 2010 e 2013.

Redação: Vítor Figueiró
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Alunos do Província posam ao lado do Brazilian Buddy XX, robô da edição 2019
    (Vítor Figueiró)

  • Simulações
    (Vítor Figueiró)

  • Robô em fase de testes
    (Vítor Figueiró)

  • O Brazilian Buddy responde aos comandos dados pelos alunos
    (Vítor Figueiró)

Leia também...

18.07.2019

De volta ao passado

Festa à Moda Antiga envolveu alunos do Jardim B do Colégio Província de São Pedro

03.06.2019

Experiência real de uma empresa planejada e executada em sala de aula

Jovens contam como tem sido a experiência de participar do Programa Miniempresa da Junior Achievement

23.05.2019

Estudantes gaúchos são destaque em competição de Matemática

Entre medalhas de Ouro, Prata e Bronze, o Colégio Província de São Pedro teve notório desempenho em uma das principais competições internacionais de conhecimentos matemáticos

15.05.2019

Educação financeira em sala de aula

Alunos do 3º ano do Colégio Província de São Pedro participam de ação que simula o funcionamento de um shopping center

Entre em contato