Capa

Colégio Província de São Pedro Press Releases

FIRST: Uma experiência para vida toda

Alunos do #383 destacam aprendizado obtido na competição nos Estados Unidos

08.04.2019  |  513 visualizações

A oportunidade de participar da montagem e operação de um robô já seria marcante para qualquer jovem. Adicione o contato com outros competidores de diversas partes do mundo falando em outra língua e em uma das mais importantes competições de robótica. Tudo isso tornou a experiência no FIRST Robotics Competition (FRC) inesquecível para os alunos do Colégio Província de São Pedro.

O protótipo do robô Brazilian Buddy XX representou o Brasil na regional em Hudson Valley, no estado de NY, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 23 de março. A prova simulava a sobrevivência na representação de um terreno lunar aplicado no campo de jogo.

Para o mentor e ex-aluno Pablo Terry Gonçalves, que atuou como Coach do Drive Team, mesmo após ter participado várias vezes como aluno, nunca falta o que aprender como pessoa e como profissional.

- É uma oportunidade muito rica proporcionada aos jovens e estou feliz em passar um pouco da minha experiência para eles. É legal ver como eles crescem dentro da equipe, seguindo os mesmos passos que eu segui – disse.

Outro aprendizado fundamental é saber lidar com os resultados do campo.

- É importante eles aceitarem que nem sempre é possível vencer e que nem sempre tudo dá certo. Superar as adversidades é essencial – completou.

O estudante da turma 100, Pedro de Paula Fonseca, participou pela primeira vez da competição e retornou feliz com a experiência.

- Consegui falar com pessoas de outros países e aprendi muito. O maior desafio é a questão da linguagem, porque alguns estrangeiros possuem um inglês mais difícil. Além disso, por conta da minha função, que era Safety Captain (integrante que fica no pit onde é feita a manutenção do robô), cada vez que tinha que falar com os juízes havia necessidade de transmitir muitas informações técnicas, o que foi desafiador – contou.

Catarina Ferraz Maulaz, da turma 91, foi pela segunda fez e valorizou principalmente o trabalho em equipe.

- O estilo do jogo foi bem diferente do ano passado. A união com a equipe e a integração com os outros times foi muito legal. Como eu tinha a missão de comandar o robô, sempre ficava bastante nervosa antes da partida, mas, na hora que começa, a gente se motiva e supera tudo – contou.

Foram dez partidas na fase classificatória com 5 vitórias e 5 derrotas.

Redação: Marcelo Matusiak

Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Alunos no campo de disputas
    (Divulgação)

  • Presença no FIRST
    (Divulgação)

  • Robô brasileiro recebe reverência do apresentador no FIRST
    (Divulgação)

  • Equipe
    (Vítor Figueiró)

Leia também...

06.11.2020

Coloque um pouco de poesia no seu dia

Projeto foi desenvolvido por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Província de São Pedro

18.06.2020

Organização é chave para um bom rendimento escolar

Tema foi apresentado em palestra da ESPM com estudantes do Colégio Província de São Pedro

03.06.2020

Estudantes exibem soluções no combate a pandemia em competição internacional

Edição extraordinária do Hackathon foi 100% on-line e trouxe desafios relacionados à pandemia causada pelo novo coronavírus no planeta

26.05.2020

Energia renovável lança olhar de alunos para o futuro

Tema fez parte de palestra virtual apresentada por ex-aluno do Colégio Província de São Pedro

Entre em contato