Capa

Asbrav Press Releases Revista ASBRAV Digital

ASBRAV reforça debate no legislativo sobre a importância da Qualidade do Ar interior

Em reunião com parlamentares, ASBRAV salientou a necessidade de maior fiscalização do PMOC

10.05.2019  |  818 visualizações

A diretoria da ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação voltou à Câmara Municipal de Porto Alegre, na última terça-feira (07/05) para uma reunião na Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), com membros da sociedade, parlamentares e entidades, visando intensificar, no âmbito municipal, o cumprimento da Lei Federal 13.589, que estabeleceu a obrigatoriedade do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC).

O diretor de Qualidade do Ar da ASBRAV, Mário Henrique Canale, ao longo do encontro, apresentou dados e comentou a necessidade de se cuidar do ar que se respira em ambientes internos.

- Poucos espaços cuidam da qualidade do ar que respiramos em ambientes fechados. Muito se fala em poluição ambiental, mas poucos sabem que a poluição em ambientes internos é de duas a cinco vezes pior que o ar externo. Em 2018 aproximadamente sete milhões de pessoas morreram no mundo por doenças causadas pela poluição do ar. Produtos químicos em ambientes que não são arejados corretamente aumentam a concentração de poluentes, facilitando assim a proliferação de mofo e ácaro. As pessoas começam a apresentar sintomas como irritação nos olhos, dor de cabeça, tontura e dificuldade de concentração e nem sequer desconfiam que o problema está na falta de qualidade do ar - ressaltou.

O encontro, que foi proposto pelo vereador Valter Nagelstein (MDB), é resultado das reivindicações e sugestões levadas pela diretoria da ASBRAV, ao gabinete do parlamentar em março. Também estiveram presentes membros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul - CREA-RS, Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre – Sindilojas, e os vereadores Dr. Goulart (PTB) e Roberto Robaina (PSOL), a vereadora Karen Santos (PSOL) e o vereador Paulinho Motorista (PSB).

Uma nova reunião será marcada para avaliar e aprofundar o tema. Junto à isso, a equipe do vereador Valter Nagelstein (MDB) irá trabalhar na confecção de uma minuta.

Redação: Vítor Figueiró
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Reunião da Cuthab
    (Leonardo Cardoso/CMPA)

  • O diretor de Qualidade do Ar, Mário Henrique Canale durante sua fala
    (Leonardo Cardoso/CMPA)

  • Mário Henrique Canale apresentou argumentos aos presentes
    (Leonardo Cardoso/CMPA)

Leia também...

06.07.2020
Congresso Mercofrio recebe inscrições de trabalhos

Evento reúne maiores autoridades nacionais e internacionais no segmento de Climatização e Refrigeração

08.06.2020

Cuidados importantes asseguram bom funcionamento do refrigerador e freezer

Com o distanciamento social, houve uma tendência da população acondicionar um volume maior de alimentos

03.06.2020

Qualidade do ar em ambientes escolares é tema de palestra virtual

Live traz especialistas em ambientes climatizados para falar sobre os cuidados na retomada das operações

02.06.2020
Manifesto do Setor de Climatização e Refrigeração

Nota: Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV)

Entre em contato