Capa

AMRIGS Press Releases

Espaço para cultura e memória na área da saúde é inaugurado em Porto Alegre

AMRIGS prestigia evento de inauguração do prédio que vai receber exposições temporárias e mostra permanente com a história do cooperativismo médico

27.06.2019  |  321 visualizações

A inauguração do espaço chamado Memória e Cultura Unimed Federação/RS foi presenciada por profissionais da saúde e cultura. Construída nos anos 30, e tombada pela Equipe do Patrimônio Artístico e Histórico do Município de Porto Alegre (EPAHC), a residência foi transformada com a proposta de preservar, manter e difundir a história do cooperativismo médico. Além da exposição permanente sobre cooperativismo médico, que ocupa as salas do térreo, a Casa Memória e Cultura tem no segundo pavimento sala multifuncional, espaço para exposições temporárias, palestras, oficinas e ações educativas.

A solenidade, que contou com a presença do presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Alfredo Floro Cantalice Neto, teve a participação de líderes de entidades médicas, políticos, jornalistas e nomes importantes na área cultural.

O presidente da Unimed Federação / RS, Nilson Luiz May, comentou que era quase impossível imaginar que em pouco mais de dois anos seriam vencidas todas as dificuldades burocráticas para realizar a obra.

- A memória de uma instituição é a base de tudo. É o alicerce de crescimento de qualquer instituição. Sem isso não temos um passado. Costumo dizer que o navio do futuro está ancorado no céu do passado – disse.

Quem também esteve presente foi o secretário municipal da cultura de Porto Alegre, Luciano Alabarse, que desejou vida longa ao novo centro cultural.

- Esta iniciativa é uma prova de empresas que fazem a vida ficar melhor. Não desistir e no caso específico da Unimed, aqui em Porto Alegre, é estar ao lado da cidade e ajudando a sociedade a seguir com mais leveza porque sem cultura, tudo fica muito mais difícil – afirmou.

Para o diretor de Memória e Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura, Eduardo Hahn, a inauguração de mais um espaço ligado ao patrimônio foi um marco importante.
- Em tempos nos quais a nossa vida gira ao redor de desenvolvimento tecnológico, inauguramos mais um espaço cultural que promove a memória e cultura, é uma forma de buscarmos nossa essência ancestral – declarou.

A obra, que durou seis meses, obedeceu aos parâmetros próprios para restauração, e foi assinada pelo arquiteto Walter Schindel. A primeira mostra convidada é assinada pelo médico e artista plástico Paulo Favalli, “Homo Machina nos 500 anos pós Leonardo da Vinci”, uma homenagem aos 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, celebrados em 2019. O espaço fica na Rua Santa Terezinha, 263, bairro Farroupilha, em Porto Alegre. A visitação para público acontece a partir do dia 26 de junho, no horário das 12h às 18h.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Espaço resgata história do cooperativismo médico
    (Marcelo Matusiak)

  • Exibição de obras de arte
    (Marcelo Matusiak)

  • Alfredo Floro Cantalice Neto (d) ao lado do presidente da Unimed Federação / RS
    (Marcelo Matusiak)

  • Secretário municipal da cultura de Porto Alegre, Luciano Alabarse
    (Marcelo Matusiak)

  • Mostras temporárias de artes
    (Marcelo Matusiak)

  • Diretor de Memória e Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura Eduardo Hahn
    (Marcelo Matusiak)

  • Presidente da Unimed Federação / RS, Nilson Luiz May
    (Marcelo Matusiak)

Leia também...

05.12.2019

AMRIGS critica flexibilização do Revalida

Principal impacto é a possibilidade de empresas privadas aplicarem o teste

04.12.2019

Campanha busca recursos para manutenção de Instituto que atende crianças na Vila São Pedro

Instituto Vida Solidária está apto a receber doações através do Funcriança

26.11.2019

AMRIGS apoia Projeto de Lei que prevê isenção de tributo para santas casas e hospitais filantrópicos

Tema está em debate na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

25.11.2019

Erechim debate uso excessivo de agrotóxicos nos alimentos

Tema será pauta de palestra da Caravana AMRIGS e estará presente em reunião com o prefeito municipal

Entre em contato