Capa

AMRIGS Press Releases

Cuidados paliativos fortalecem os vínculos familiares e valorizam as questões espirituais

Tema está presente na Caravana AMRIGS, que ocorre em Carazinho, dia 5 de julho, às 19h30min

03.07.2019  |  217 visualizações

A cidade de Carazinho (RS) é o próximo destino da Caravana da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), projeto que leva conhecimento e informação aos médicos de diversas regiões do estado. O evento aborda os cuidados paliativos, a relação dos médicos e da comunidade com o luto e de que forma o acompanhamento deste processo deve ser feito.

A pós-graduada em Cuidados Paliativos, pelo Hospital Sírio Libanês e especialista em Medicina de Família e Comunidade, Luciana Saavedra, salienta que estes mecanismos promovem a empatia entre familiares, médicos e pacientes e podem proporcionar uma melhor qualidade de vida para todo o núcleo familiar do paciente, através do cuidado de todas as dimensões do sofrimento, suas dores físicas, emocionais, sociais e espirituais.

- Essa abordagem prioriza um bom controle de sintomas, como dor, dispneia, náuseas e, através do controle dos sintomas físicos, conseguimos criar um bom vínculo com paciente e família, o que facilita o cuidado das questões espirituais, psicológicas e sociais. O vínculo da abordagem paliativa facilita nas comunicações de más notícias - explica.

O médico de Família e Comunidade, e monge na comunidade zen budista Via Zen, discípulo de Monja Coen, André Luiz da Silva, irá tratar com os presentes o luto e de que forma os médicos devem conviver com ele e acompanhar as famílias neste processo.

O evento é aberto a médicos e profissionais da saúde que tenham interesse no tema. Mais informações podem ser obtidas no telefone (55) 3313 0504 ou (55) 99645 1477. A palestra acontece no Auditório do Hospital Comunitário de Carazinho, localizado na Rua General Câmara, 70, Centro, com início às 19h30min.

Redação: Vítor Figueiró
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Caravana AMRIGS em Carazinho
    (ASCOM AMRIGS)

Leia também...

05.12.2019

AMRIGS critica flexibilização do Revalida

Principal impacto é a possibilidade de empresas privadas aplicarem o teste

04.12.2019

Campanha busca recursos para manutenção de Instituto que atende crianças na Vila São Pedro

Instituto Vida Solidária está apto a receber doações através do Funcriança

26.11.2019

AMRIGS apoia Projeto de Lei que prevê isenção de tributo para santas casas e hospitais filantrópicos

Tema está em debate na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

25.11.2019

Erechim debate uso excessivo de agrotóxicos nos alimentos

Tema será pauta de palestra da Caravana AMRIGS e estará presente em reunião com o prefeito municipal

Entre em contato