Capa

AMRIGS Press Releases

Cuidados paliativos fortalecem os vínculos familiares e valorizam as questões espirituais

Tema está presente na Caravana AMRIGS, que ocorre em Carazinho, dia 5 de julho, às 19h30min

03.07.2019  |  170 visualizações

A cidade de Carazinho (RS) é o próximo destino da Caravana da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), projeto que leva conhecimento e informação aos médicos de diversas regiões do estado. O evento aborda os cuidados paliativos, a relação dos médicos e da comunidade com o luto e de que forma o acompanhamento deste processo deve ser feito.

A pós-graduada em Cuidados Paliativos, pelo Hospital Sírio Libanês e especialista em Medicina de Família e Comunidade, Luciana Saavedra, salienta que estes mecanismos promovem a empatia entre familiares, médicos e pacientes e podem proporcionar uma melhor qualidade de vida para todo o núcleo familiar do paciente, através do cuidado de todas as dimensões do sofrimento, suas dores físicas, emocionais, sociais e espirituais.

- Essa abordagem prioriza um bom controle de sintomas, como dor, dispneia, náuseas e, através do controle dos sintomas físicos, conseguimos criar um bom vínculo com paciente e família, o que facilita o cuidado das questões espirituais, psicológicas e sociais. O vínculo da abordagem paliativa facilita nas comunicações de más notícias - explica.

O médico de Família e Comunidade, e monge na comunidade zen budista Via Zen, discípulo de Monja Coen, André Luiz da Silva, irá tratar com os presentes o luto e de que forma os médicos devem conviver com ele e acompanhar as famílias neste processo.

O evento é aberto a médicos e profissionais da saúde que tenham interesse no tema. Mais informações podem ser obtidas no telefone (55) 3313 0504 ou (55) 99645 1477. A palestra acontece no Auditório do Hospital Comunitário de Carazinho, localizado na Rua General Câmara, 70, Centro, com início às 19h30min.

Redação: Vítor Figueiró
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Caravana AMRIGS em Carazinho
    (ASCOM AMRIGS)

Leia também...

15.08.2019

Prova AMRIGS conta com parceria da Associação de Psiquiatria do RS

Medida qualifica o processo seletivo para Residência Médica que é referência no Rio Grande do Sul e no Brasil

12.08.2019

Cachoeira do Sul recebe palestra sobre Responsabilidade Civil e Ética do Médico

Caravana AMRIGS chega à cidade no dia 15 de agosto

09.08.2019

AMRIGS apoia criação de pólo da saúde no Vale dos Sinos

Opinião: Presidente da AMRIGS, Alfredo Floro Cantalice Neto

01.08.2019
Caravana AMRIGS debate comportamento suicida entre adolescentes

Evento acontece na cidade de Dom Pedrito, na Região Sul do estado, na segunda-feira (05/08)

Entre em contato