Capa

Lugares para comer, visitar e se encantar na Serra Gaúcha

Confira algumas dicas de lugares encantadores na região para aproveitar durante a estadia para a Ajorsul Fair Mercoóptica

09.07.2019  |  40 visualizações

O contato com a natureza e a excelente gastronomia são destaques em Gramado e Canela, cidades que fazem parte da bela Região das Hortênsias. Há opções para todos os gostos contando com parques e espaços de aventura até restaurantes e cafés mais aconchegantes. Os museus também são uma ótima opção de lazer.

Fique por dentro de tudo e aproveite a estadia!

Gramado

Snowland: único parque com neve de verdade do Brasil

Neve todos os dias, e no Brasil! O que era sonho se transformou em realidade e ganhou forma há cinco anos, em 2013, quando o primeiro parque de neve do País, o Snowland, foi inaugurado em Gramado, no Rio Grande do Sul. Além de fomentar o turismo de entretenimento, o que fica evidente quando se apresenta o número de quase 2 milhões de visitantes em sua trajetória, o Snowland também participa integralmente do desenvolvimento econômico da cidade e da região. Com Esqui, Snowboard e patinação o parque é hoje além de um espaço completo para diversão da família um polo de esportes de inverno. O Snowland está localizado na RS-235, 9009 Carazal, Gramado. Outras informações podem ser obtidas no (54) 3295 6000 ou WhatsApp (54) 99960 3971 e contato@snowland.com.br. As vendas funcionam das 8h às 18h.

Mundo a Vapor: Máquinas a vapor e ideias que mudaram o mundo

Quando viajamos estamos ávidos por novidades, surpresas e diversão. Inclua em seu roteiro uma visita ao Mundo a Vapor, em Canela. Você será surpreendido por cenários e máquinas a vapor em miniatura construídas em proporções exatas, detalhes perfeitos e funcionamento mecânico completo. São peças únicas no mundo! Independente da condição climática, o passeio no Mundo a Vapor sempre é feito com conforto, pois o parque é coberto, possui estacionamento e abre diariamente das 9h às 17h (exceto às quartas-feiras).

Rua Coberta: Gastronomia e lazer

A Charmosa Rua de Gramado que liga a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi possui atrações durante todo o ano com os principais eventos da cidade. Seus cafés, restaurantes e bares com mesinhas externas dão um clima aconchegante ao local onde as pessoas podem sentar sem pressa e desfrutar da famosa gastronomia de Gramado.

Lago Negro: um lugar para se encantar

Inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro e após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí seu nome, Lago Negro. Suas águas são profundas e de um verde-escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaleias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Por toda sua margem existe um passeio florido e a maior atração fica por conta dos pedalinhos, que dão ao lago um alegre e movimentado colorido.

Um Zoológico diferente

O Gramadozoo quebra paradigmas e apresenta um novo conceito em zoológicos. Sem grades ou jaulas, o parque traz grandes recintos e viveiros de imersão que reproduzem com fidelidade o habitat das espécies. Com animais exclusivamente da fauna brasileira, a maior biodiversidade do planeta, o zoológico de Gramado tem como eixos básicos de atuação o bem-estar animal, pesquisa e conservação de espécies ameaçadas e educação ambiental. No zoo de Gramado, espécies em extinção recebem cuidados especiais para reprodução e pesquisa. Com hospital veterinário e ambientes especiais para os animais de clima quente, o zoológico possui uma equipe especializada de biólogos, veterinários e educadores ambientais. O Complexo Turístico Gramadozoo fica no Km-35 da ERS-115, a 700 metros do pórtico de saída para Taquara. Funciona diariamente das 9h às 17h. Mais informações (54) 3421 0800.

Super Carros

Sabe o que faz com que um garoto conheça um carro apenas pelo ronco do motor ou pelo formato do farol? É a paixão por emoção e adrenalina! E foi pensando nisso que fizemos um lugar especial, com 2 andares e 2.400m² dedicados ao mundo da velocidade. Esse é o Salão Super Carros! Ferrari, Lamborghini, Porsche, Dodge e outras máquinas esperam por você. Além de conhecer essas potentes máquinas, o visitante ainda pode pilotar uma delas.

Cantina Pastasciutta: Um pedacinho da Itália em Gramado

Apresenta toda a tradição e origem da culinária deste povo que prima pela qualidade. Com mais de 35 anos de existência, é apresentada aos clientes e visitantes em uma estrutura acolhedora e rica em detalhes. A casa oferece um apetitoso buffet de antepasto com uma variedade enorme de pães, frios, pastas, queijos, salames e presunto Parma. Possui um elaborado cardápio que contempla também a famosa sopa de capeletti. São 12 tipos de massas caseiras diferentes para você escolher e compor com mais de 30 saborosos molhos. Todos os pratos apresentados são diferenciados, com opções de frutos do mar, carnes exóticas e cortes especiais. Para finalizar esta fantástica experiência com a gastronomia italiana, a casa apresenta sobremesas deliciosas com detalhes, sabores e muita delicadeza. Tudo regado a um excelente vinho da adega, que possui uma vasta carta de rótulos. A Cantina Pastasciutta em sua estrutura conta com dois ambientes e tem capacidade para 130 pessoas. A casa está aberta diariamente das 11h30min às 23h30min. Redes Sociais: Instagram: @cantinapastasciutta. Facebook: cantinapastasciutta Fone: (54) 3286 2131.

Bela Vista: O Primeiro café colonial do Brasil

Desde sua colonização, Gramado apresenta a deliciosa junção das características de cultura e costume de imigrantes portugueses, alemães e italianos, que trouxeram para o Sul do país uma mistura de sabores. Dessa mistura, nasceu o famoso café colonial. Conheça o Bela Vista, o primeiro Café Colonial do Brasil, em Gramado.

Mini Mundo: 35 anos em Gramado

O Mini Mundo comemorou os seus 35 anos com uma série de novidades. Como acontece todos os anos, os visitantes do parque foram convidados para uma grande festa, quando as crianças receberam mimos e os adultos ganharam mudas de hortênsias. O escritor Flávio Mesquita autografou os livros da Coleção Histórias do Mini Mundo e ocorreu o lançamento da coleção de roupas infantis “Miudinhos” e também do vídeo “O Mini Mundo Visto de Cima”. A principal novidade desta nova fase está sendo a mudança da entrada do parque para a extremidade direita do muro principal. Lá há uma área de circulação coberta que antecede a nova estrutura de bilheterias, o que proporciona um maior conforto para o visitante. O projeto de ampliação, que está apenas parcialmente concluído, considera a necessidade do público em vários Aspectos, passando a oferecer novas estruturas de banheiros e uma área de uso familiar, com espaço para alimentação de bebês, fraldário e amamentação. Também foi lançado os cerca de 20 episódios do Mini Mundo Visto de Cima, uma produção similar a que vemos de municípios mundo afora, onde vão ser apresentadas várias miniaturas do parque.

Canela

Cascata do Caracol

Localizada dentro do Parque Estadual do Caracol, a Cascata do Caracol é o grande símbolo de Canela, possuindo uma queda livre de 131 metros de altura. Linda e esplendorosa, a queda d'água é um verdadeiro cartão-postal em meio as montanhas da Serra Gaúcha. No parque o público encontra trilhas belíssimas, áreas para piqueniques, praça com brinquedos para as crianças, restaurantes, quadras esportivas, um Observatório Ecológico com uma torre de 27 metros e uma plataforma envidraçada no qual o visitante tem uma vista panorâmica de 360º. Contato Fone: (54) 3278 3035 / (54) 3282 2200 

Bondinhos aéreos

Localizado em Canela (RS), o Parques da Serra Bondinhos Aéreos proporcionam uma vista inesquecível de um dos melhores cartões postais do Brasil. O parque possibilita aos visitantes contemplar a Cascata do Caracol e a natureza da mata nativa da Serra Gaúcha por um ângulo privilegiado. A atração é indicada para todas as idades e possui acessibilidade na estrutura com rampas e elevadores em todas as estações. São doze bondinhos, que comportam confortavelmente 8 pessoas cada um, totalizando uma capacidade para 96 pessoas no passeio ao mesmo tempo. O percurso de ida e volta totaliza 840 metros.

Igreja de Canela

No coração de Canela, no Centro, fica situada a inigualável Catedral de Pedra, considerada uma das Sete Maravilhas do Brasil.  A noite quando as luzes são acessas, a Catedral de Pedra é iluminada com show de luzes coloridas, uma vista deslumbrante para os moradores e turistas de Canela. Catedral Nossa Senhora de Lourdes, hoje mais conhecida como Catedral de Pedra, é uma construção grandiosa e imponente em estilo gótico. O grande idealizador da igreja foi o cônego João Marchezzi. Ele está sepultado no interior da igreja, seus fiéis até hoje deixam flores. A igreja possui uma torre com 65 metros de altura, e um carrilhão de 12 sinos de bronze.

Prawer: o primeiro chocolate artesanal do Brasil

Eleita pela Revista Veja o melhor chocolate da Serra Gaúcha está completando 44 anos em 2019, pioneiro no país mantém a essência artesanal e é reconhecida pelo seu chocolate de qualidade e sabor inigualáveis. Produto que nasce diretamente das mãos dos artesãos na pequena e profissional fábrica em Gramado na Serra Gaúcha, num casamento de matéria-prima, emoção e requinte que eleva o seu chocolate à categoria de arte. Mais de 150 itens de chocolates bem variados, entre ramas, bombons, truffels, uma linha completa para todos os gostos e sabores, linha Dark com o chocolate amargo, linha diet para dietas controladas de açúcar e o chocolate exclusivo da Prawer, caramelisè, uma massa de chocolate com a cor, aroma e sabor do mais puro caramelo.

Mais informações entre em contato pelo e-mail chocolate@prawer.com.br e telefone (54) 3286 1580 Compre nossas delicias pelo site www.prawer.com.br Acompanhe nossas novidades: instagram.com/prawerchocolates facebook.com/prawerchocolates

Redação: Marcelo Matusiak

Coordenação: Marcelo Matusiak

 

  • Bondinhos aéreos
    (Divulgação)

  • Rua Coberta em Gramado
    (Claiton Thiele)

  • Snowland
    (Divulgação Snowland)

  • Cascata do Caracol
    (Divulgação)

  • Lago Negro
    (Cleiton Thiele)

  • Gramado Zoo
    (Divulgação Gramado Zoo)

  • Cantina Pastasciutta
    (Divulgação Cantina Pastasciutta)

  • Chocolates Prawer
    (Divulgação Chocolates Prawer)

  • Igreja Matriz Nossa Senhora
    (Divulgação Ministério do Turismo)

  • Super Carros
    (Cleiton Thiele)

  • Mundo a Vapor
    (Leonid Straliev)

  • Café Bela Vista
    (Divulgação)

Leia também...

Entre em contato