Capa

Asbrav Press Releases

Palestras destacam impacto de novas tecnologias para melhorias em sistemas de climatização

Profissionais destacaram durante evento, em Porto Alegre (RS) boas práticas de projeto instalação e manutenção em sistemas de HVAC&R

13.08.2019  |  293 visualizações

Durante dois dias profissionais do segmento de climatização e refrigeração apresentaram o que há de mais moderno e atual nos equipamentos e sistemas. O ENTRAC - Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar Condicionado foi realizado no Ritter Hoteis - Versare Hoteis e contou com palestras técnicas ao longo da quarta-feira (07/08) e quinta-feira (08/08). A iniciativa conta com o apoio da ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação.

A primeira atração do abordou a performance dos sistemas de HVAC. Após, André Zaghetto, da Sicflux, fez um alerta para a importância da preocupação da renovação do ar em ambientes fechados.

- Muitas vezes vemos uma família inteira, durante uma viagem, andando no carro com as janelas totalmente fechadas e não há a renovação do ar. Acontece um acidente, muitas vezes porque o metabolismo cai e o motorista pega no sono – alertou.

O especialista lembrou que pesquisas mostram que a qualidade do ar em ambientes fechados pode ser de duas a até cinco vezes pior do que no ambiente externo e, por isso, é tão importante, que os sistemas de ar condicionado tenham um adequado sistema de renovação do ar.

Amanda Salamone, da IMI Hydronic Engineering, falou de projetos em HVAC e ressaltou a importância de atender a condições desejadas em projetos.

- Quando falamos em conforto humano, não pensamos apenas no bem-estar. Posso colocar casos em que há necessidade de operação de um data center ou a produção de uma vacina onde tem que haver uma climatizção adequada para prevenção de bacterias e fungos, por exemplo – afirmou.

A programação trouxe, também, orientações para alcançar bons resultados técnicos e econômicos com dutos em paineis pré-isolados, com Rafael Vieira da Multivac / MPU. O encerramento abordou o Zero Net Building, com Francisco Dantas, da Interplan.

A realização do Entrac foi da NovaTécnica. O apoio foi da ClimaRio, Dufrio, ECP Peças, Frigelar e Peça Fácil. O apoio institucional foi da ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração Ar condicionado ventilação e Aquecimento (ABRAVA), Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento (ANPRAC), ASBRAV e Fiergs / SENAI.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Palestra de Francisco Dantas
    (Marcelo Matusiak)

  • Rafael Vieira falou de dutos em paineis pré-isolados
    (Marcelo Matusiak)

  • Palestra de Wilson da Armstrong
    (Marcelo Matusiak)

  • Fábio Cardoso
    (Marcelo Matusiak)

  • Evento realizado em Porto Alegre
    (Marcelo Matusiak)

  • André Zachetto falou de métodos de renovação do ar
    (Marcelo Matusiak)

  • Amanda Salamon
    (Marcelo Matusiak)

Leia também...

18.11.2019

Debate sem fim pela temperatura do ar condicionado

Especialistas dão dicas para conciliar sensações distintas entre ocupantes de um ambiente climatizado

08.11.2019

ASBRAV forma mais uma turma no curso de qualificação para PMOC

Conhecimento sobre o Plano de Manutenção, Operação e Controle de Ar Condicionado (PMOC) tornou-se indispensável para o mercado

31.10.2019

Mulheres compartilham experiências sobre representatividade no mercado do HVAC&R

Promovido pelo grupo Gurias da Politécnica, da Escola Politécnica da PUCRS, em parceria com a Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae), evento defendeu a presença feminina no mercado de trabalho e no meio acadêmico

24.10.2019

Reunião na Câmara Brasil-Alemanha projeta realização de Seminário sobre Qualidade do Ar em 2020

Em parceria da ASBRAV e da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS), intenção do evento é apresentar soluções inovadoras sobre os cuidados com o Ar Interno e Externo

Entre em contato