Capa

Asbrav Press Releases

Debate sem fim pela temperatura do ar condicionado

Especialistas dão dicas para conciliar sensações distintas entre ocupantes de um ambiente climatizado

18.11.2019  |  324 visualizações

Basta ligar o equipamento de ar condicionado que inicia a polêmica. Enquanto um reclama do frio o outro se queixa que a temperatura está elevada demais. Quem já não viveu essa situação? Esse fenômeno é chamado de microclima e é um exemplo que mostra a importância de fazer um projeto adequado para o sistema de ar condicionado, antes de partir para instalação.

- Essa é uma característica que depende do metabolismo de cada um. Todas as pessoas têm uma zona que é considerada ideal de conforto térmico. Além do mal estar em si, estar em um ambiente com a temperatura que não é a desejada, pode causar desconforto, reduzir a produtividade, gerar falta de concentração e afetar o humor e bem-estar. Em casos mais extremos, pode até mesmo causar problemas de saúde.

Também é importante lembrar que o organismo de homens e mulheres é diferente.

- Vinte e dois graus, por exemplo, é uma temperatura que para homens é agradável, em média. Porém, para mulheres essa mesma temperatura pode afetar e até mesmo diminuir a produtividade, considerando um ambiente de trabalho – explica o 1o vice-presidente da ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Fernando Pozza.

O secretário da ASBRAV, Anderson Rodrigues, reforça cuidados importantes na manutenção dos equipamentos.

- A distribuição do ar no ambiente é muito importante. Esses microclimas afetam as pessoas diretamente e precisam ser corrigidos. Além dos cuidados conhecidos de troca de filtro, é bom observar posição do termostato, vazão do ar e o bom funcionamento do conjunto de equipamentos – completa.

As empresas trabalham nos projetos considerando uma temperatura média e, por isso, uma orientação importante é pensar na adequada distribuição de mesas ou cadeiras nos ambientes. Antes de fazer essa distribuição, uma dica é colocar os equipamentos de climatização para funcionar e observar como o ar se distribui, de modo que as pessoas possam escolher o espaço que mais lhe agrade.

Redação: Marcelo Matusiak

Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Escolha da temperatura é sempre polêmica
    (Marcelo Matusiak)

Leia também...

10.12.2019

Legislativo deve votar em breve lei que trata da manutenção de ar condicionado em Porto Alegre

Com participação decisiva da ASBRAV, proposta foi debatida hoje em reunião da CUTHAB e deve ser protocolada até sexta-feira

04.12.2019

Preocupação com as condições do Ar Externo e Interno às Edificações será tema de Seminário

4° edição do Seminário Internacional de Qualidade do Ar vai procurar soluções oriundas do Exterior e que possam ser adotadas em nossas cidades

02.12.2019

Noite de celebração para o segmento de climatização e refrigeração

Encontro festivo reuniu líderes de entidades e empresários do setor

28.11.2019

Vem aí mais uma edição da Noite do Clima

Confraternização reúne empresários e profissionais do setor de refrigeração e climatização

Entre em contato