Capa

Frente Parlamentar no RS vai atuar em Defesa das Pessoas com Doenças Raras

Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) integra o grupo que pretende debater iniciativas de suporte às famílias

11.09.2019  |  237 visualizações

O objetivo é estabelecer uma política estadual de doenças raras. Um dos maiores desafios é enfrentar a dificuldade de acesso aos medicamentos na rede estadual de saúde. O grupo pretende, ainda, estabelecer uma conexão com o Congresso Nacional para pautas que necessitem de legislação federal.

O chefe do Serviço de Genética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Jonas Saute, falou do momento extremamente crítico que as universidades públicas enfrentam, com cortes no orçamento e no financiamento de pesquisas, lembrando que o Hospital de Clínicas é um hospital-escola. Ressaltou, no entanto, que o objetivo é continuar prestando um serviço de qualidade na instituição.

Também participaram os deputados Tiago Simon (MDB), Jeferson Fernandes (PT) e Sofia Cavedon (PT), além da representante da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica, Lavinia Schuler-Faccini, OAB/RS, Defensoria Pública do Estado, Conselho Estadual da Saúde, Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Cannabis Medicinal, entre outros.

A instalação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Doenças Raras foi oficializada no final de agosto por iniciativa do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT). Parlamentares e entidades participaram do ato na sala Salzano Vieira da Cunha. 

Redação: Marcelo Matusiak

Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Frente Parlamentar criada no Rio Grande do Sul
    (Mauro Mello)

Leia também...

19.09.2019

Profissionais gaúchas recebem placa de Especialista em Genética Médica

Entregue pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), distinção é sinônimo de saúde e segurança para o paciente

17.09.2019

Ensino em genética para profissionais de saúde é debatido no Senado Federal

Tema esteve presente em Audiência Pública da Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência

12.09.2019

Lançada campanha para prevenção ao uso de álcool na gestação

Iniciativa conta com participação da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM)

10.09.2019

Novas tecnologias são tema de encontro de estudantes da graduação, residentes e jovens geneticistas

E-GENE acontece no dia 28 de setembro no auditório do NTO GeneOne, em São Paulo

Entre em contato