Capa

SPRS Press Releases

Pediatra: o médico da criança e do adolescente!

Opinião: Presidente da Sociedade de Pediatria do RS: Cristina Targa Ferreira

09.10.2019  |  401 visualizações

Ingressamos no mês de outubro, mês da criança, de forma especial, pois entre 9 e 12 de outubro teremos, em Porto Alegre, o maior evento da Pediatria Brasileira: o 39o Congresso Brasileiro de Pediatria. São aguardados 6.500 pediatras de todas as regiões do Brasil. A iniciativa da Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade de Pediatria do RS. (SPRS) coloca em evidência inovações como saúde ambiental, mundo digital, toxicologia, microbioma e atualizações em asma, alergias e intolerâncias alimentares e outras doenças.

Reforçaremos a importância dos primeiros 1000 dias da criança, que vão desde a sua concepção até o final do segundo ano. Sabe-se que inúmeras doenças do adulto, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, alergias e doenças autoimunes, têm início neste período da vida. Políticas públicas e cuidados médicos específicos, principalmente durante a gravidez, a lactação e os primeiros anos de vida são fundamentais e, nesta etapa da vida, o médico pediatra pode intervir e fazer toda a diferença. Por fim, salientaremos que o paciente pediátrico passa por muitas fases na vida e o médico formado e preparado para atender todas essas diferentes etapas é o Pediatra.

Estamos atentos a temas atuais como prevenção de doenças, falta de vacinas, trabalho em idades inadequada e abusos. Por outro lado, trabalhamos campanhas de educação em parceria com a Agência Paim de Publicidade que, voluntariamente, tem desenvolvido campanhas como: “obesidade infantil”, “seu filho é que você come” e “álcool na adolescência”. Este ano, estamos implementando o tema que defende o uso adequado das telas pelas crianças. O deputado estadual Pedro Ozorio Pereira, simpático à nossa ideia, apresentará Projeto de Lei que procura adequar da melhor maneira possível o uso das telas. Já está comprovado pela neurociência que esse uso excessivo prejudica o desenvolvimento cerebral da criança.

É gratificante constatar que o abnegado trabalho, desenvolvido pela diretoria e pelos sócios da SPRS, em busca de benefícios para as crianças gaúchas, tem resultado em importantes conquistas para a sociedade.

Cristina Targa Ferreira

Presidente da Sociedade de Pediatria do RS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Presidente da Sociedade de Pediatria do RS, Cristina Targa Ferreira
    (Marcelo Matusiak)

Leia também...

12.05.2020

Pediatras recomendam cautela com as guloseimas e doces para as crianças

O cenário de distanciamento social e confinamento nos lares tornou mais desafiador o controle por parte dos pais, mas o cuidado deve ser mantido

28.04.2020

O que colocar no prato das crianças

Alimentação saudável no período de quarentena pode ajudar pais e filhos

22.04.2020

Como administrar o convívio de filhos com pais separados em meio a pandemia

Diálogo e foco no bem-estar da criança devem ser prioridades neste momento segundo a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS)

02.04.2020

Como lidar com a saúde mental das crianças e dos adultos no isolamento social

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) recomenda transparência com os filhos, zelo e muito otimismo para enfrentar a pandemia

Entre em contato