Capa

SPRS Press Releases

Pediatra: o médico da criança e do adolescente!

Opinião: Presidente da Sociedade de Pediatria do RS: Cristina Targa Ferreira

09.10.2019  |  314 visualizações

Ingressamos no mês de outubro, mês da criança, de forma especial, pois entre 9 e 12 de outubro teremos, em Porto Alegre, o maior evento da Pediatria Brasileira: o 39o Congresso Brasileiro de Pediatria. São aguardados 6.500 pediatras de todas as regiões do Brasil. A iniciativa da Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade de Pediatria do RS. (SPRS) coloca em evidência inovações como saúde ambiental, mundo digital, toxicologia, microbioma e atualizações em asma, alergias e intolerâncias alimentares e outras doenças.

Reforçaremos a importância dos primeiros 1000 dias da criança, que vão desde a sua concepção até o final do segundo ano. Sabe-se que inúmeras doenças do adulto, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, alergias e doenças autoimunes, têm início neste período da vida. Políticas públicas e cuidados médicos específicos, principalmente durante a gravidez, a lactação e os primeiros anos de vida são fundamentais e, nesta etapa da vida, o médico pediatra pode intervir e fazer toda a diferença. Por fim, salientaremos que o paciente pediátrico passa por muitas fases na vida e o médico formado e preparado para atender todas essas diferentes etapas é o Pediatra.

Estamos atentos a temas atuais como prevenção de doenças, falta de vacinas, trabalho em idades inadequada e abusos. Por outro lado, trabalhamos campanhas de educação em parceria com a Agência Paim de Publicidade que, voluntariamente, tem desenvolvido campanhas como: “obesidade infantil”, “seu filho é que você come” e “álcool na adolescência”. Este ano, estamos implementando o tema que defende o uso adequado das telas pelas crianças. O deputado estadual Pedro Ozorio Pereira, simpático à nossa ideia, apresentará Projeto de Lei que procura adequar da melhor maneira possível o uso das telas. Já está comprovado pela neurociência que esse uso excessivo prejudica o desenvolvimento cerebral da criança.

É gratificante constatar que o abnegado trabalho, desenvolvido pela diretoria e pelos sócios da SPRS, em busca de benefícios para as crianças gaúchas, tem resultado em importantes conquistas para a sociedade.

Cristina Targa Ferreira

Presidente da Sociedade de Pediatria do RS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Presidente da Sociedade de Pediatria do RS, Cristina Targa Ferreira
    (Marcelo Matusiak)

Leia também...

06.12.2019

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul elege diretoria para o próximo biênio

Sérgio Amantéa assume o comando da entidade na gestão 2020/2021

05.12.2019

Combate à obesidade infantil passa por mudança de hábitos no estilo de vida

Tema vem sendo abordado nos últimos anos como prioridade pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

18.11.2019

Passo Fundo recebe simpósio gaúcho de alergia pediátrica

VIII Alergoped Gaúcho ocorre nos dias 22 e 23 de novembro de 2019

14.11.2019

Avança na Assembleia andamento de projeto para proteger crianças do uso excessivo de telas

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul fez a entrega de um abaixo-assinado pedindo apoio a projeto que estabelece normas para alertar ao risco dos equipamentos eletrônicos

Entre em contato