Capa

AMRIGS Press Releases

Um alerta para importância do Título de Especialista

Editorial: Alfredo Floro Cantalice Neto, presidente da AMRIGS

24.10.2019  |  248 visualizações

A evolução da medicina tornou altamente indispensável que o médico buscasse especialização, seja qual fosse a sua área de atuação. Com procedimentos tão diversos em áreas distintas este é o título que garante ao paciente a tranquilidade de ser atendido por alguém preparado eticamente, cientificamente e tecnicamente. Gostaríamos de reforçar a população da importância de sempre informar-se sobre a qualificação de quem vai cuidar do mais valioso patrimônio que existe: a vida.

A prova do Título de Especialista é feita pela Sociedade de Especialidade. Quem confere legalmente é a Associação Médica Brasileira (AMB) e quem registra é o Conselho Federal de Medicina (CFM). Lembramos que qualquer pessoa pode consultar se o médico possui uma especialidade devidamente registrada e reconhecida pelos órgãos oficiais. Para isso, basta acessar o site do Conselho Federal de Medicina (CFM) ou, se preferir, do Conselho Regional de Medicina de cada estado, no nosso caso o CREMERS. Se o médico possuir uma especialidade registrada, a informação aparecerá acompanhada do número do RQE (Registro de Qualificação de Especialista). Também é fundamental lembrar a importância da revalidação dos títulos de especialista e certificados de atuação a cada cinco anos, conforme expresso em Resolução do CFM.

Diante de um universo cada vez mais complexo na internet e nas formas de comunicação convém lembrar as normas que existem na profissão para isso. Apenas quem tem o título de especialista pode publicizar isso e apresentar-se como especialista. Aquele que atua numa área de especialidade, porém, não tem o registro, não pode publicar essa especialidade. O risco sob ponto de vista legal é enganar a sociedade de que alguém possa estar no mesmo nível de formação ou especialidade daquele que tem o título reconhecido pelo CFM.

Presidente da AMRIGS, Alfredo Floro Cantalice Neto

  • Alfredo Floro Cantalice Neto
    (Marcelo Matusiak)

Leia também...

05.12.2019

AMRIGS critica flexibilização do Revalida

Principal impacto é a possibilidade de empresas privadas aplicarem o teste

04.12.2019

Campanha busca recursos para manutenção de Instituto que atende crianças na Vila São Pedro

Instituto Vida Solidária está apto a receber doações através do Funcriança

26.11.2019

AMRIGS apoia Projeto de Lei que prevê isenção de tributo para santas casas e hospitais filantrópicos

Tema está em debate na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

25.11.2019

Erechim debate uso excessivo de agrotóxicos nos alimentos

Tema será pauta de palestra da Caravana AMRIGS e estará presente em reunião com o prefeito municipal

Entre em contato