Capa

Colégio Província de São Pedro Press Releases

Carinho e dedicação: crianças confeccionam bonecas para doação

Projeto desenvolvido no Colégio Província de São Pedro vai levar bonecas feitas pelos estudantes para crianças hospitalizadas

28.10.2019  |  807 visualizações

O projeto surgiu a partir de uma aula realizada com as turmas 71 e 72 do Colégio Província de São Pedro. Cada grupo de alunos escolheu uma técnica a ser desenvolvida. Alguns optaram por argila; outros, por histórias em quadrinhos. Um grupo de meninas escolheu fazer as bonecas em crochê. O resultado ficou acima do esperado e surgiu a ideia de confeccionar mais modelos.

Uma parte é feita à mão no atelier instalado no Ginásio da escola. A outra é feita com máquina de costura. Todos os detalhes como olhinhos, boca e roupinhas são feitos pelas mãos dos alunos sob a supervisão das professoras. As bonecas são bem simples para que seja possível a participação do maior número possível de alunos que, talvez, não tenham tanta habilidade com o material.

Como surgiu o projeto:

Segundo a professora Isabela Abrahão, que idealizou o trabalho, a escolha pela costura deu-se em um momento em que todos vivem cada vez mais distantes de atividades manuais.

- A costura é algo que nossos avós e bisavós sentavam, conversavam e nos ensinavam. Isso é algo cada vez mais distante em uma sociedade com tantas necessidades e tão ligadas à parte tecnológica. Essa primeira etapa de confeccionar as bonecas é muito importante, porque permite que possamos sentar com os alunos e repassar esse aprendizado. Além disso, um aluno ensina o outro e, assim, vamos multiplicando o conhecimento – comentou.

A escolha dos personagens é feita pelos próprios alunos a partir de desenhos ou imagens. Ursinhos, dinossauros, super-heróis e personagens de videogames são os preferidos. A segunda etapa será fazer os alunos perceberem a importância de fabricar algo manualmente.

- Produzir algo que demorou para ficar pronto e foi difícil e, depois, doar para outra pessoa é um valor muito importante. Quando elaboramos algo, é normal termos vontade de ficar com ele. Esse desprendimento é uma lição para eles. Os alunos também falam em generosidade, porque fazem aquela boneca da melhor forma possível para doar para alguém - completou a professora.

O objetivo, agora, é agendar uma visita ou entrega a uma entidade assistencial que atende crianças com câncer. A escolha desse destino partiu dos próprios alunos, que pretendem fazer a visita e entrega de forma pessoal. Esse contato, no entanto, estará sujeito à proteção das crianças que, muitas vezes, pela sua condição de saúde, não podem receber visitas.

Redação: Marcelo Matusiak

Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Meninas empenhadas na produção dos materiais
    (Marcelo Matusiak)

  • Montagem
    (Marcelo Matusiak)

  • Alunos trabalham na confecção de bonecas
    (Marcelo Matusiak)

  • Estudantes
    (Marcelo Matusiak)

  • Trabalho desenvolvido no Colégio Pro´vincia
    (Marcelo Matusiak)

  • Dedicação dos alunos
    (Marcelo Matusiak)

  • Trabalho no atelier
    (Marcelo Matusiak)

  • Alunos doarão as bonecas
    (Marcelo Matusiak)

  • Cuidado com os detalhes
    (Marcelo Matusiak)

Leia também...

06.11.2020

Coloque um pouco de poesia no seu dia

Projeto foi desenvolvido por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Província de São Pedro

18.06.2020

Organização é chave para um bom rendimento escolar

Tema foi apresentado em palestra da ESPM com estudantes do Colégio Província de São Pedro

03.06.2020

Estudantes exibem soluções no combate a pandemia em competição internacional

Edição extraordinária do Hackathon foi 100% on-line e trouxe desafios relacionados à pandemia causada pelo novo coronavírus no planeta

26.05.2020

Energia renovável lança olhar de alunos para o futuro

Tema fez parte de palestra virtual apresentada por ex-aluno do Colégio Província de São Pedro

Entre em contato