Capa

AMRIGS Press Releases

Evento estimula estudantes de Medicina a projetarem o futuro de suas carreiras

Promovido pelo Departamento Universitário da AMRIGS, curso I Futuro Médico abordou as novas tendências para o profissional médico

28.10.2019  |  222 visualizações

Desde a aprovação no vestibular até o exercício pleno da Medicina, o profissional passa por diversas etapas que vão moldando e formando sua capacidade técnica. O Departamento Universitário (DU) da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) promoveu na tarde de sábado (26/10), a primeira edição do Futuro Médico, um evento focado em debater os principais temas da profissão na visão do acadêmico de Medicina e auxiliá-lo em sua jornada.

Na solenidade de abertura, o diretor científico e cultural da AMRIGS, Marcus Vinícius Ambrosini Mendonça, ressaltou a importância de encontros e painéis que projetem os próximos anos da profissão.

- Os estudantes de Medicina são o futuro. Por isso, tirar suas principais dúvidas e fortalecer sua trajetória profissional é um serviço à comunidade médica - afirmou o diretor, que esteve ao lado da presidente do Departamento Universitário da AMRIGS, Kathrine Meier e do presidente da Unicred Porto Alegre, José Carlos Boeira.

Para a presidente do DU AMRIGS, Kathrine Meier, o I Futuro Médico representou uma oportunidade de abordar visões que não estão em sala de aula e fazem parte da carreira.
- Os anos passam voando e quando vemos já estamos realizando as provas de especialização, os concursos e sentimos que precisamos estar preparados. As mudanças do mundo devem nos provocar reflexões e muitas vezes não temos espaço para refletirmos sobre isso nas universidades - relatou.

Na primeira palestra do dia, com o tema "Eu sei estudar?", o médico pneumologista e professor universitário, Roberto Tonietto, apresentou formas e mecanismos de se otimizar os estudos e qualificar o conhecimento médico.

- Os estudos, ao longo de toda vida médica, são imprescindíveis e organiza-lós é essencial. A obrigação de todo profissional é ter conhecimento técnico. Este é o compromisso dele com a sociedade e com seus pacientes - explicou.

Responsável por tratar do tema "Currículo Lattes, a visão de um preceptor", o médico nefrologista, Diego da Rosa Miltersteiner, esclareceu as principais dúvidas dos acadêmicos a respeito das provas de residência, concursos e como estruturar seu Currículo Lattes de forma adequada.

- Qualidade como o domínio da língua inglesa são fundamentais, pois os principais estudos da área estão neste idioma e devem ser lidos pelos profissionais na íntegra, para que eles possam elaborar suas reflexões a partir do que leram - apontou.

Após o coffee break, foi realizado o Momento Unicred, foi comandado pelo CEO da E-Medical Solution, Gustavo Ceolan, e provocou reflexões sobre as novas perspectivas.

- O médico precisa ter uma visão empreendedora. É com este olhar e com este enfoque que ele poderá ser protagonista das mudanças da profissão em todo o país - ressaltou o executivo.
Através de uma ótica digital, com o tema "Mídias Digitais para Médicos", o médico pneumologista, Carlos Eurico Pereira, finalizou o evento apresentando aos estudantes como trabalhar a sua marca profissional.

- Nós somos treinados para sermos técnicos e precisos, mas podemos expandir isso com maior conhecimento e entendendo a importância do Marketing. Não ter presença online é um grande erro que os médicos cometem ao iniciarem o exercício da profissão. A imagem nas redes sociais é tão importante, quanto na vida real e precisa ser construída da forma correta - salientou.

O evento foi organizado pelo DU AMRIGS, em parceria com a Unicred Porto Alegre.

Redação: Vítor Figueiró

Coordenador: Marcelo Matusiak

 

  • Médico Roberto Tonietto
    (Vítor Figueiró)

  • Evento registrou bom público
    (Vítor Figueiró)

  • Solenidade de abertura
    (Vítor Figueiró)

  • Médico nefrologista, Diego da Rosa Miltersteiner
    (Vítor Figueiró)

  • Momento Unicred, com Gustavo Ceolan
    (Vítor Figueiró)

  • O médico e as mídias digitais, por Carlos Eurico
    (Vítor Figueiró)

Leia também...

05.12.2019

AMRIGS critica flexibilização do Revalida

Principal impacto é a possibilidade de empresas privadas aplicarem o teste

04.12.2019

Campanha busca recursos para manutenção de Instituto que atende crianças na Vila São Pedro

Instituto Vida Solidária está apto a receber doações através do Funcriança

26.11.2019

AMRIGS apoia Projeto de Lei que prevê isenção de tributo para santas casas e hospitais filantrópicos

Tema está em debate na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

25.11.2019

Erechim debate uso excessivo de agrotóxicos nos alimentos

Tema será pauta de palestra da Caravana AMRIGS e estará presente em reunião com o prefeito municipal

Entre em contato