Capa

SBD-RS Press Releases

Formação profissional em benefício do paciente na área da dermatologia

Iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS (SBD-RS) reuniu profissionais da especialidade em congresso na cidade de Gramado

02.11.2019  |  376 visualizações

Foram três dias de aprendizado e troca de experiências na área da dermatologia. Aproximadamente mil médicos participaram da 27ª Jornada Sul Brasileira de Dermatologia, o IV Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD e a 44ª Jornada Gaúcha de Dermatologia. As atividades foram realizadas entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro no Wish Serrano Resort & Convention Gramado.

- Ressaltaria o embasamento científico que tivemos. Há sempre muita inovação e tecnologia, mas trouxemos essa visão com uma abordagem baseada em evidências. Aqui é um ambiente acadêmico de formação que traz suporte ao médico em benefício dos pacientes - comentou o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sérgio Palma.

O sucesso do evento, foi destacado pelo líder da entidade nacional que representa a especialidade.

- Foi um evento conjunto e uma parceria muito forte com a regional Rio Grande do Sul, tendo a Dra. Taciana Dal’Forno Dini como presidente. O que ouvimos nos últimos dias foram só elogios tanto em relação a infra-estrutura quanto da qualidade das aulas. Tivemos experts de todo o país, cada um em sua área de atuação, falando de doenças infecciosas, oncologia, cosmiatria, laser e tecnologia e cirurgia dermatológica. Entregamos um evento amplo que abordou a dermatologia em sua forma integral e blocos dedicados a outros temas como defesa profissional, aspectos éticos e de marketing – afirmou.

As primeiras sessões de sábado foram voltadas a procedimentos e tratamento em doenças nas unhas com a participação de Nilton Chiacchio e Tatiana Villas Boas Gabbi. As aulas trataram da biópsia da melanoníquia, pigmentação marrom ou negra da lâmina ungueal, resultante de uma deposição aumentada de melanina. Também a cirurgia da onicocriptose e tumores benignos na região.

Aproximadamente um terço das crianças com dermatite atópica moderada e grave apresentam alguma alergia alimentar associada. O alerta foi feito durante palestra da Dra. Magda Blessmann Weber. A médica reforçou que dietas restritivas não devem ser aplicadas de rotina para tratamento por não apresentarem benefícios, salvo em casos com alergia comprovada. Outro aspecto é a mudança cultural nos tempos atuais, na qual os pais superprotegem as crianças impedindo a criação de anticorpos.

- O contato das crianças pequenas ocorre mais tarde e há relato de casos de crianças que são criadas naquilo que chamamos de “bolha”, acabam tendo alergias que podem até mesmo evoluir para quadros de anafilaxia, por conta de não terem sido “vacinadas” contra alguns alergenos – afirmou.

O bloco teve aula também dedicada a atualização em vacinas, com Dr. André Avelino Costa Beber; diagnóstico diferencial de lesões pigmentadas em crianças, com Dra. Thaís Corsetti Grazziotin e manejo dos tumores e malformações vasculares nos pacientes pediátricos, com Dra. Flávia Pereira Reginatto.

Os sinais de alerta para diagnóstico de linfomas cutâneos foi io tema da Dra. Tatiana Basso Biasi.

- O linfoma cutâneo não é tão frequente quanto os outros, mas não deixa de ser importante. Podem se apresentar como manchas na pele avermelhadas que descamam e alguns pacientes podem ter coceira. Geralmente é um diagnóstico que demora para ser feito porque os sintomas se confundem com outras doenças - afirmou.

Após, Dr. Caio Cesar Silva de Castro falou sobre o vitiligo reforçando características do tratamento da doença.

- O vitiligo é uma doença auto-imune genética e que ataca a melanina, então aparecem as manchas brancas como são conhecidas. No Brasil, a prevalência é de 0.5% da população. O principal tipo de tratamento é a fototerapia - disse.

Dra. Lia Dias Pinheiro Dantas detalhou as principais farmacodermias atendidas no consultório.

No último bloco do período da manhã, as aulas trataram de temas relacionados às alopecias, incluindo abordagem de tratamentos atuais, uso da finasterida, foliculite, microagulhamento e transplante. O espaço teve participação dos Drs. Lidia Rudnicka, da Polônia; Rodrigo Pirmez; Celso Tavares Sodré; Mariana Modesto Dantas de Andrade e Francisco Le Voci.

Atualização da defesa profissional na Dermatologia (SBD) foi o tema da primeira palestra da tarde, apresentada pelo presidente da SBD nacional, Dr. Sergio Palma. Temas atuais e diversos complementaram o bloco. Nas redes sociais, o médico precisa falar de problemas que podem ajudar a sociedade e não de si próprio. A recomendação veio da palestra “Imagem nas mídias sociais: como fazer de forma ética?” apresentada pelo Dr. Mauricio Amboni Conti.

- Não há um engajamento ao mostrar foto do médico. Independente de qual rede social é possível praticar o que pode ser chamado de “olha para isso” ao invés de “olha para mim”. O importante é falar sobre o que é relevante para o paciente - explicou.

Na sequência, o cirurgião plástico Dr. David Sena falou da tecnologia digital aplicada à gestão de consultórios e a Dra. Ana Paula Manzoni discorreu sobre novos procedimentos em cosmiatria.

Doenças das unhas foram abordadas na sequência com a participação dos Drs. Renan Minotto, Andreia Pizarro Leverone e Nilton Di Chiacchio. Os profisisonais trouxeram temas recorrentes nos consultórios como síndrome das unhas frágeis, psoríase ungueal, verruga e onimicose.

O bloco final, dedicado a cabelos, teve temas como estética capilar e alopecias em crianças, entre outros. Além da médica dos Estados Unidos, Dra. Mariya Miteva, teve apresentações das Dras. Débora Cadore de Farias, Ana Letícia Boff (patologista) e Giselle Martins Pinto.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Jornada debateu temas na área da dermatologia
    (Marcelo Matusiak)

  • Premiação de trabalhos
    (Marcelo Matusiak)

  • Ana Paula Manzoni
    (Divulgação)

  • Feira exibiu equipamentos e tecnologias
    (Marcelo Matusiak)

  • Movimento foi intenso
    (Marcelo Matusiak)

  • Lia Dias Pinheiro Dantas
    (Marcelo Matusiak)

  • Magda Blessmann Weber.
    (Marcelo Matusiak)

  • Palestras
    (Marcelo Matusiak)

  • David Sena discorreu sobre a gestão em consultórios
    (Marcelo Matusiak)

  • Mauricio Amboni Conti falou do uso das redes sociais
    (Marcelo Matusiak)

Leia também...

04.12.2019

Ato celebra um ano de funcionamento de ambulatório de cirurgia plástica do Centro de Saúde IAPI

SBD-RS esteve presente em ato de comemoração do primeiro ano de funcionamento da estrutura que recebe atendimentos encaminhados através do mutirão de atendimentos do Dezembro Laranja

02.12.2019

Prédios e locais públicos terão iluminação especial para o Dezembro Laranja

Edificações estarão iluminadas na cor laranja para alertar a população sobre o câncer de pele.

02.12.2019

Campanha vai examinar gratuitamente pacientes para diagnóstico do câncer de pele no RS

Dezembro Laranja é promovido nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

29.11.2019

Nova epidemia de doenças sexualmente transmissíveis é destaque no 4° Simpósio Gaúcho de DST

Com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS, evento debateu o que há de mais atual em relação ao tema

Entre em contato