O Instituto Vida Solidária é uma das instituições que estão habilitadas para receber recursos provenientes da doação de parte do Imposto de Renda devido. O percentual que pode ser destinado ao projeto é de até 6% do Imposto de Renda de Pessoas Físicas e de 1% para Pessoas Jurídicas. O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança) é gerenciado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que cadastra e fiscaliza as instituições habilitadas a receberem as doações. O programa foi criado a partir da implantação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Tem por objetivo financiar programas e projetos de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Para fazer a sua doação:
Acesse o site do Funcriança.
Procure o “Projeto Instituto Vida Solidária” na lista de projetos e clique em “Doar para esse projeto”.
Preencha seus dados e selecione o valor a ser doado. O sistema emitirá um boleto a partir do que foi informado. Para concluir a doação, é só imprimir e pagar.
As doações devem ser feitas até o último dia útil do ano para dedução ou restituição na Declaração do Imposto de Renda do ano subsequente ao da contribuição. O boleto gerado (chamado DAD – Documento de Arrecadação de Doação), deve ser apresentado juntamente com o comprovante de pagamento, com a Declaração do Imposto de Renda.
Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak