Capa

AMRIGS Press Releases

Relação entre médico perito e periciado é diferente da relação assistencial

Vice-presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dirceu Rodrigues, participou do "CREMERS Debate", evento que abordou a Perícia Médica como uma especialidade fundamental e de que forma o Direito e a Medicina devem dialogar

09.11.2019  |  226 visualizações

Com o tema "Perícia médica contemporânea - princípios éticos e legais", a edição de novembro do CREMERS Debate, realizada na manhã de sábado (09/11), no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul, apresentou as novas caraterísticas da Perícia Médica e mostrou como é fundamental compreender os aspectos legais e jurídicos.

Para o desembargador da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), Ney Wiedemann, o conhecimento das leis e das atribuições do perito auxilia no exercício correto de suas funções.

- O profissional da perícia deve conhecer a legislação e as normas éticas incidentes para que esteja apto a realizá-la nas mais diversas modalidades - salientou.

Segundo o médico perito e clínico, Jorge Luiz Fregapane, a Perícia Médica se apresenta como uma nova especialidade, devido suas diversas funções e formas de análise.

- O médico assistencial não emite juízo de valor sobre o trabalho do médico perito. São relações diferentes e o paciente deve compreender isso. Entre perito e periciado não há relação de amizade - enfatizou Fregapane.

Além das palestras de Ney Wiedmann e Jorge Luiz Fregapane, o evento contou com a participação do procurador de Justiça do Ministério Público Estadual e mestre em Direito, Juan Carlos Durán; da juíza federal da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Taís Schilling Ferraz; da professora de Medicina Legal da PUCRS e conselheira do CREMERS, Márcia Vaz; da conselheira federal Tatiana Della Giustina; e do procurador do CREMERS, Juliano Lauer.

Redação: Vítor Figueiró
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Eduardo Trindade, presidente do CREMERS, abriu o debate
    (Vítor Figueiró)

  • Ney Wiedmann
    (Vítor Figueiró)

  • vice-presidente da AMRIGS, Dirceu Rodrigues, prestigiou o evento
    (Vítor Figueiró)

Leia também...

05.12.2019

AMRIGS critica flexibilização do Revalida

Principal impacto é a possibilidade de empresas privadas aplicarem o teste

04.12.2019

Campanha busca recursos para manutenção de Instituto que atende crianças na Vila São Pedro

Instituto Vida Solidária está apto a receber doações através do Funcriança

26.11.2019

AMRIGS apoia Projeto de Lei que prevê isenção de tributo para santas casas e hospitais filantrópicos

Tema está em debate na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

25.11.2019

Erechim debate uso excessivo de agrotóxicos nos alimentos

Tema será pauta de palestra da Caravana AMRIGS e estará presente em reunião com o prefeito municipal

Entre em contato