Capa

AMRIGS Press Releases

Relação entre médico perito e periciado é diferente da relação assistencial

Vice-presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dirceu Rodrigues, participou do "CREMERS Debate", evento que abordou a Perícia Médica como uma especialidade fundamental e de que forma o Direito e a Medicina devem dialogar

09.11.2019  |  333 visualizações

Com o tema "Perícia médica contemporânea - princípios éticos e legais", a edição de novembro do CREMERS Debate, realizada na manhã de sábado (09/11), no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul, apresentou as novas caraterísticas da Perícia Médica e mostrou como é fundamental compreender os aspectos legais e jurídicos.

Para o desembargador da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), Ney Wiedemann, o conhecimento das leis e das atribuições do perito auxilia no exercício correto de suas funções.

- O profissional da perícia deve conhecer a legislação e as normas éticas incidentes para que esteja apto a realizá-la nas mais diversas modalidades - salientou.

Segundo o médico perito e clínico, Jorge Luiz Fregapane, a Perícia Médica se apresenta como uma nova especialidade, devido suas diversas funções e formas de análise.

- O médico assistencial não emite juízo de valor sobre o trabalho do médico perito. São relações diferentes e o paciente deve compreender isso. Entre perito e periciado não há relação de amizade - enfatizou Fregapane.

Além das palestras de Ney Wiedmann e Jorge Luiz Fregapane, o evento contou com a participação do procurador de Justiça do Ministério Público Estadual e mestre em Direito, Juan Carlos Durán; da juíza federal da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Taís Schilling Ferraz; da professora de Medicina Legal da PUCRS e conselheira do CREMERS, Márcia Vaz; da conselheira federal Tatiana Della Giustina; e do procurador do CREMERS, Juliano Lauer.

Redação: Vítor Figueiró
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Eduardo Trindade, presidente do CREMERS, abriu o debate
    (Vítor Figueiró)

  • Ney Wiedmann
    (Vítor Figueiró)

  • vice-presidente da AMRIGS, Dirceu Rodrigues, prestigiou o evento
    (Vítor Figueiró)

Leia também...

10.07.2020
É falsa a notícia envolvendo mudança nos processos seletivos de Residência Médica

Fake News circula com uma suposta Nota Técnica recomendando a não aceitação de candidatos formados por antecipação de colação de grau em processos seletivos de Programas de Residência Médica

07.07.2020

Departamento Universitário da AMRIGS celebra 30 anos de história

Troca de experiências e oportunidades de crescimento profissional estão entre as características que marcam as três décadas de funcionamento do DU AMRIGS

06.07.2020

AMRIGS alerta que disponibilidade de medicamentos para sedação e anestesia deve ser prioridade

Em nota informativa da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, o governo gaúcho determinou entre outras medidas a definição de conduta de racionalização do uso de estoques disponíveis

03.07.2020

Criatividade é aliada na organização do distanciamento social

AMRIGS incentiva medidas que ajudam a organizar o convívio coletivo diante do cenário imposto pela pandemia de COVID-19

Entre em contato