Capa

Ajorsul Press Releases

Cuidados importantes na hora da compra do relógio

Observar materiais usados na fabricação de caixas e pulseiras de relógios é fundamental para escolha adequada ao perfil de cada um

18.11.2019  |  208 visualizações

A época de final de ano convida para compra de presentes e um dos preferidos são relógios de pulso. A escolha do modelo é pessoal, mas uma série de fatores podem ser considerados de acordo com a disponibilidade financeira e o tipo de uso que cada um pretende fazer do acessório.

Os materiais podem ser divididos entre os que são considerados nobres: ouro, aço inoxidável, titânio, alumínio, tungstênio, policarbonato e couro legítimo. Materiais populares são considerados o latão, o couro sintético, plásticos e PU, entre outros.

O aço inoxidável é uma matéria prima amplamente utilizada pela indústria. Não é difícil encontrar a expressão "All Stainless Steel" que significa "todo em aço inoxidável". A resistência superior se deve a presença do elemento Cromo, que a partir de um determinado valor e em contato com o Oxigênio permite a formação de uma película extremamente fina de Óxido de Cromo. Essa é impermeável e insolúvel aos meios corrosivos, por isso oferece tanta resistência aos acessórios.

O titânio é um elemento metálico e bastante apreciado por sua grande resistência mecânica. Comparado ao aço, é 45% mais leve e duas vezes mais denso. É bastante usado nas indústrias aeronáutica e espacial. Já o Brass, também conhecido como latão, é bastante usado na indústria relojoeira, pois apresenta um padrão qualitativo aceitável. Trata-se de uma liga obtida pela fusão do Cobre e do Zinco. O Alloy (em inglês significa LIGA), é dedicado a produtos da moda popular ou com ciclo de vida curto.

Por fim, o plástico envolve uma gama de variedades com qualidade e preços que diferenciam-se entre si. O Antimônio ou Zamag é definido como ametal. É muito utilizado pela indústria da falsificação. É produzido por injeção, quebradiço, poroso e altamente vulnerável a corrosão.

Relógios de poliuretano podem ser usados no dia a dia e prática de esportes. É confortável e fácil de ajustar ao pulso. O Silicone é outro material presente. São compostos quimicamente inertes, inodoros, insípidos e incolores. São resistentes a decomposição pelo calor, água e agentes oxidantes, além de serem bons isolantes elétricos.

As orientações são parte da programação oferecida pela Ajorsul dentro dos cursos de qualificação do Ajorsul Educar. Profissionais que tenham interesse podem buscar outras informações no site ajorsul.com.br/educar/cursos.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Relógios são ótima opção de presente
    (Fabiano Panizzi)

  • Materiais variados nos produtos
    (Fabiano Panizzi)

Leia também...

06.12.2019

Seja feliz e foque nos resultados

Palestra do Professor NaBoa trouxe ensinamentos com bom humor sobre vendas

17.10.2019

Vendas em alta e foco nos negócios

Expositores e compradores celebram bons resultados na XXX Ajorsul Fair Mercoóptica 2019

17.10.2019

Novos modelos de trabalho mudam o perfil de liderança nas empresas

Tema faz parte da primeira parte do curso Liderança no Mundo Contemporâneo, promovido pela Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul)

09.10.2019

Workshop debateu o perfil do brasileiro no momento de adquirir acessórios

Fatores externos influenciam diretamente no modo como se consome joias no Brasil

Entre em contato