Capa

SBD-RS Press Releases

Nova epidemia de doenças sexualmente transmissíveis é destaque no 4° Simpósio Gaúcho de DST

Com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS, evento debateu o que há de mais atual em relação ao tema

29.11.2019  |  249 visualizações

A ascensão do número de casos de DST e as causas deste crescimento foram os principais assuntos abordados no 4° Simpósio Gaúcho de DST, realizado no sábado (23/11), no Anfiteatro da AMRIGS.

Uma das atrações foi a participação do professor da Universidade da Califórnia em Los Angeles nos Estados Unidos, Jeffrey Klausner, que foi um dos primeiros a identificar este novo momento, em que doenças já praticamente erradicas voltaram a surgir. Através de uma videoconferência ele apresentou sua palestra, "Pré e pós-exposição das DST não virais: onde estamos e para onde vamos" que busca compreender os motivos do aumento de casos.

- Campanhas de conscientização e estudos são fundamentais. Há diversos exemplos de países que já haviam praticamente eliminado a sífilis e estão voltando a registrar casos, isso mostra como há algo errado na forma como estamos pensando e nos comunicando em saúde - ressaltou o professor.

Responsável pela coordenação do evento, o médico dermatologista, Mauro Cunha Ramos, enfatizou a necessidade de se tratar o assunto com frequência e de forma técnica.

- No nosso dia-a-dia, estamos vendo muitos casos, tanto nos consultórios, como no serviço público. Por isso, é preciso que se fale sobre DSTs, assim, é possível ter diagnóstico preciso e precoce - ressaltou.

Falando aos médicos, o coordenador enfatizou que é fundamental uma abordagem especial do paciente, quando o assunto é DST.

- Não podemos presumir nada e nem precipitar julgamentos. Isso nos induz ao erro e dificulta nossa relação médico-paciente. Sempre devemos utilizar perguntas abertas, que permitam que ele se sinta à vontade para relatar da melhor forma o que está sentindo e quais seus sintomas - finalizou.

Entre as DST's mais famosas, o herpes genital foi tema da palestra da médica dermatologista, Kenselyn Oppermann, que reafirmou o papel do diálogo entre os parceiros sexuais.

- Pesquisas mostram que quando há conversa sobre o assunto entre os casais, isto reduz 50% as chances de transmissão. É uma questão comportamental - enfatizou.

O evento teve o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS e contou com a participação da presidente da entidade, Dra. Taciana Dal'Forno Dini, na cerimônia de abertura do Simpósio.

- A pele é o maior órgão do corpo humano e devemos ser capazes de compreender as mais diversas doenças cutâneas. Eventos assim são de uma importância enorme e esperamos, no ano que vem, manter essa parceria - salientou.

A programação do 4° Simpósio Gaúcho de DST ocorreu ao longo de todo o sábado, contou com diversas palestras e recebeu médicos de diversas especialidades como infectologistas, médicos de família, proctologistas, ginecologistas, urologistas e dermatologistas.

A realização foi da Sociedade Brasileira de DST Regional do Rio Grande do Sul e o apoio da SBD-RS.

Redação: Vítor Figueiró
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Video-conferência com o professor Jeffrey Klausner
    (Vítor Figueiró)

  • Coordenador do evento, Mauro Cunha Ramos
    (Vítor Figueiró)

  • Plateia acompanhou as explanações
    (Vítor Figueiró)

  • Presidente da SBD-RS, Taciana compôs a mesa de abertura
    (Vítor Figueiró)

Leia também...

07.12.2019

Pacientes recebem atendimento gratuito e orientações sobre câncer de pele

Ação mobilizou voluntários em Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

04.12.2019

Ato celebra um ano de funcionamento de ambulatório de cirurgia plástica do Centro de Saúde IAPI

SBD-RS esteve presente em ato de comemoração do primeiro ano de funcionamento da estrutura que recebe atendimentos encaminhados através do mutirão de atendimentos do Dezembro Laranja

02.12.2019

Prédios e locais públicos terão iluminação especial para o Dezembro Laranja

Edificações estarão iluminadas na cor laranja para alertar a população sobre o câncer de pele.

02.12.2019

Campanha vai examinar gratuitamente pacientes para diagnóstico do câncer de pele no RS

Dezembro Laranja é promovido nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Entre em contato