Capa

AMRIGS Press Releases

Erechim debate uso excessivo de agrotóxicos nos alimentos

Tema será pauta de palestra da Caravana AMRIGS e estará presente em reunião com o prefeito municipal

25.11.2019  |  305 visualizações

A Caravana AMRIGS chega ao município de Erechim para debater o uso excessivo de agrotóxicos nos alimentos e os impactos para a saúde da população e no meio ambiente. Os produtos são utilizados em larga escala no mundo todo na produção agrícola para aumentar a produtividade de alimentos. Porém, o seu uso excessivo e fora das normas tem causado preocupação. Por conta disso, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) abordará o tema em mais uma edição das Caravanas. A palestra inicia às 19h de quarta-feira (27/11) e ocorre no Anfiteatro Dr. Sérgio Benito Maccagnini (Av. Sete de Setembro, 2001 - Bairro Fátima – Erechim/RS). O tema será apresentado pela especialista em Medicina do Trabalho e em Toxicologia Aplicada, Virgínia Dapper que é graduada em Medicina e possui Residência Médica em Medicina Preventiva e Social, e também pela graduada em Biologia e em Direito, Vanda Garibotti. Ela também é especialista em Saúde Pública, Mestre em Saúde Coletiva e especialista em Direito Sanitário.

- Queremos debater os impactos da saúde e reforçar o fenômeno que é a subnotificação, uma vez que muitos casos acontecem, porém não são registrados pelas pessoas. Há diversos tipos de câncer que estão relacionados à exposição aos agrotóxicos, o que torna o assunto muito relevante. Vamos falar ainda das diretrizes terapêuticas e diagnósticas de intoxicação por agrotóxicos do Ministério da Saúde – afirma Virgínia.

O evento é gratuito. Mais informações podem ser obtidas no telefone (54) 3520 6131 ou (51) 3014 2007.

Na quarta-feira (27/11), às 16h30min, será realizada reunião na Secretaria Municipal de Saúde de Erechim, com a presença do prefeito Luiz Francisco Schmidt, do secretário da Saúde, Dércio Nonemacher e do secretário adjunto da Saúde, Plínio Costa Junior. A intenção é levar ao conhecimento do setor público a importância da discussão do problema.

As cidades de Bagé e Santo Ângelo já receberam, esse ano, edição da Caravana AMRIGS sobre o tema.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Caravana AMRIGS
    (ASCOM AMRIGS)

Leia também...

20.01.2020

Cuidado com desidratação em idosos deve ser redobrado

Alerta é da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS)

13.01.2020

O que fazer para não quebrar a famosa promessa de emagrecer no ano novo

Orientação profissional e disciplina são elementos fundamentais para que a busca de uma vida mais saudável não seja frustrada

10.01.2020
Associação Médica do Rio Grande do Sul repudia agressão a médica ocorrida na Fronteira

Caso aconteceu na cidade de Quaraí, localizada na fronteira com o Uruguai, no dia 6 de janeiro

06.01.2020

Suando a camisa

Artigo de Opinião: Médico do esporte, associado da AMRIGS, Cláudio Machado da Silveira

Entre em contato