Capa

SBD-RS Press Releases

Campanha vai alertar trabalhadores da construção para prevenção ao câncer de pele

Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS discutiu o tema em conjunto com o Ministério Público Estadual para incentivar o atendimento a profissionais que são mais expostos aos riscos da doença

28.11.2019  |  387 visualizações

A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele será realizada no dia 7 de dezembro de 2019, no horário das 9h às 15h em todo o Brasil. O atendimento será totalmente gratuito e o paciente terá a cirurgia para a retirada da lesão suspeita de câncer marcada, que será realizada com parceria com a regional RS da Sociedade de Cirurgia Plástica.

Durante reunião realizada no Ministério Público Estadual, na tarde de quarta-feira (27/11), foi alinhado um trabalho específico com profissões que, por sua natureza, acabam tendo grande exposição ao sol. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre, Gelson Santana, enalteceu a importância do trabalho que vem sendo realizado e levará aos associados, o máximo de informações para que procurem o atendimento na Campanha em qualquer caso suspeito.

- O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil, sendo a incidência ainda maior no nosso estado. A detecção precoce impacta diretamente no aumento das chances de cura. Por isso, esta Campanha da SBD é uma ação extremamente importante para toda a população – afirma a médica dermatologista presidente da SBD-RS, Dra. Taciana Dal'Forno Dini.

Participaram do encontro o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre, Gelson Santana e a coordenadora da ONG Mulheres em Construção, Fernanda Miranda. Representando a SBD-RS, estiveram a presidente, Dra. Taciana Dal'Forno Dini e a coordenadora da Campanha Dezembro Laranha 2019 no RS, Dra. Louise Lovatto. O grupo foi recebido pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos, Dra. Ângela Saltonn Rotunno e pela curadora de Fundações, Dra. Janine Borges Soares.

No Rio Grande do Sul, serão dez pontos de atendimento, sendo dois na capital e os demais no interior. A listagem completa dos locais de atendimento estará disponível no link http://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/exame-preventivo-gratuito/.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Mobilização
    (Marcelo Matusiak)

  • Encontro realizado no Ministério Público Estadual
    (Marcelo Matusiak)

  • Ações para o Dezembro Laranja
    (Marcelo Matusiak)

Leia também...

06.07.2020

Posso passar álcool gel no rosto?

Questão tem sido trazida com recorrência aos médicos dermatologistas em virtude da pandemia da COVID-19

02.07.2020

Palestra virtual destaca ações emergenciais nos consultórios dermatológicos

Qualificação para eventuais situações inesperadas é fundamental

26.06.2020

Médicos ressaltam importância da manutenção de cuidados com doenças dermatológicas

Acompanhamentos e consultas eletivas cumprem papel indispensável nos cuidados com a vida e com a saúde

09.06.2020

Atendimento de emergências médicas no consultório dermatológico é tema de evento virtual

Iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS (SBD-RS)

Entre em contato