Capa

Imposto de Renda: não deixe para última hora

Associativismo

01.12.2019  |  17 visualizações

A declaração do Imposto de Renda pode deixar muita gente apreensiva. Para se organizar com antecedência e não correr o risco de cair em malha fina, é bom se preparar cedo e, nada melhor, do que aproveitar o final de ano para começar a separar todas as informações necessárias

Todas as movimentações declaradas precisam de documentos que as comprovem. Isso vale tanto para aumento quanto diminuição no patrimônio. Por isso, o primeiro passo para evitar erros na declaração é garantir que todos os comprovantes estejam devidamente reunidos.

"Todos deveriam ter o hábito de juntar os documentos no decorrer do ano e não somente na hora de fazer a declaração do imposto de renda, pois muitos documentos se perdem ao longo do período. É importante verificar sempre se os documentos são realmente do ano que se está fazendo a declaração, arquivar durante o período todas as comprovações das deduções (despesas médicas, escola, e despesas referentes ao livro caixa para os profissionais autônomos)", explica a contadora, Jaqueline Michevski.

A profissional ressalta ainda a importância de preencher todos os dados dos bens imóveis, uma vez que, agora, a Receita Federal solicita na declaração do Imposto de Renda, informar a venda e compra de bens imóveis e não esquecer de avaliar se o respectivo bem deverá ser calculado o valor referente ao ganho de capital.

O associado AMRIGS pode fazer a sua declaração de Imposto de Renda, com desconto através da parceria com a Kontar Assessoria Contábil. Para mais informações csa@amrigs.org.br ou telefone (51) 3014 2025.

Redação: Marcelo Matusiak

Coordenação: Marcelo Matusiak

 

  • Documentação é importante
    (Freepik)

Leia também...

12.12.2019

CEHM-RS e Sociedades de Especialidades avaliam cenário da saúde suplementar

Defesa Profissional

12.12.2019

Investindo na qualificação e formação médica em Lajeado

Residência Médica

11.12.2019

Amparo

Institucional

05.12.2019
Um ano de conquistas

Editorial

Entre em contato