Capa

Asbrav Press Releases Revista ASBRAV Digital

Legislativo deve votar em breve lei que trata da manutenção de ar condicionado em Porto Alegre

Com participação decisiva da ASBRAV, proposta foi debatida hoje em reunião da CUTHAB e deve ser protocolada até sexta-feira

10.12.2019  |  361 visualizações

A ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Aquecimento e Ventilação obteve um importante marco em sua luta por uma maior Qualidade do Ar Interno, visando o cumprimento de forma mais rígida da Lei Federal 13.589, que estabeleceu a obrigatoriedade do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC). Nesta terça-feira (10/12), após um ano de reuniões, debates e estudos até a elaboração da minuta com o projeto, junto ao vereador Valter Nagelstein (MDB), os diretores da entidade, Mário Henrique Canale e Janaina Costa, apresentaram a proposta final de lei para ser debatida e qualificada em conjunto com os parlamentares da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) e demais presentes na sessão, que ocorreu no Plenário Ana Terra, na Câmara Municipal de Porto Alegre.

- Este projeto trata de um assunto de saúde pública e foi estruturado pensando nos benefícios que um Ar Interno qualificado traz a população, não só evitando doenças, mas avançando a qualidade de vida da sociedade - salientou Mário Henrique Canale.

O vereador Valter Nagelstein, que acompanhou e auxiliou a ASBRAV na elaboração da proposta, ratificou o trabalho da entidade e o esforço em deixar claro que se trata de algo positivo a vida dos porto-alegrenses.

- Tenho por ideologia que o Estado já é grande demais e deve ser mais enxuto, mas as ponderações e explicações dos diretores da ASBRAV foram tão importantes, que me parece imprescindível que isso se discuta e se estabeleça um novo Marco Legal - apontou o vereador.

A manifestação dos diretores da ASBRAV foi acompanhada por vereadores e representantes de diversas entidades interessadas no tema como o SENGE-RS (Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul), Vigilância Municipal de Saúde de Porto Alegre, Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) e Sindihospa.

Ao final da reunião, todos os presentes receberam a minuta finalizada com o Projeto de Lei e devem retornar até sexta-feira (13/12) com modificações, para que a proposta possa ser protocolada e colocada para votação no Plenário da Câmara.

Redação: Vítor Figueiró
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Apresentação da ASBRAV
    (Vítor Figueiró)

  • Janaina Costa leu a proposta
    (Vítor Figueiró)

  • Mário Henrique Canale da ASBRAV
    (Vítor Figueiró)

  • Vereador Valter Nagelstein
    (Vítor Figueiró)

Leia também...

18.02.2020

Norma regulamenta serviços de instalação de sistemas de refrigeração e de ar condicionado

ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação enaltece medida que tem como objetivo profissionalizar cada vez mais o setor

13.02.2020

Nota de pesar: Reginaldo Vieira

Empresário foi fundador da Eletrofrio

13.02.2020

Nota de falecimento: Nelson Baptista

Executivo foi importante na idealização de evento nacional do segmento de HVAC&R

11.02.2020

Estão abertas as inscrições de trabalhos técnicos para Mercofrio 2020

Estudos promovem conhecimento na área universitária e em empresas do setor

Entre em contato