Capa

Asbrav Press Releases Revista ASBRAV Digital

Palestra reforça importância da adequada renovação do ar em ambientes internos

Tema esteve presente em encontro promovido Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul com a ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Aquecimento e Ventilação

19.12.2019  |  343 visualizações

O tema é considerado de saúde pública. Ambientes que não possuem uma correta renovação do ar interior acabam provocando uma série de complicações na saúde da população. O assunto esteve presente em encontro realizado na Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS) na manhã de quinta-feira (19/12) em mais uma edição do seu tradicional evento Bom Dia Engenharia, sempre com foco no debate de temas relacionados com o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. A Lei Federal 13.589 estabeleceu a obrigatoriedade do PMOC, que sabidamente tem importância direta na qualidade do ar interior.

O diretor da Qualidade do Ar da ASBRAV, Mário Henrique Canale, reforçou a relevância que a renovação do ar tem no processo de promoção dos cuidados com a qualidade do ar interior.

- A ventilação é um dos principais itens para melhorar a qualidade do ar interno. O mais importante é que é preciso a ventilação para diluir os contaminantes internos. O CO2 é um fator determinante para sonolência, por exemplo. Isso é saúde pública uma vez que o ar externo altera a umidade, o dióxido de carbono, odores e outros contaminantes gerados pelos ocupantes. Lembramos que a concentração de poluentes internos depende da intensidade das fontes poluidora e da taxa de poluentes removidos – disse.

Durante sua fala, o diretor da ASBRAV também lembrou a importância das empresas e organizações contarem com um responsável técnico para que toda manutenção seja feita.

- Não adianta apenas fazer a manutenção, mas comprovar e registrar. Ou seja, não é possível deixar de lado esses aspectos adminitrativos – reforçou.

O vice-presidente da ASBRAV, Mário Alexandre Möller Ferreira, salientou que os aparelhos split, consolidados no mercado, não promovem a renovação da ar sendo necessária uma estrutura auxiliar.

- O aparelho split, por si só, não renova o ar. O ar precisa ser injetado ou aspirado em uma janela. O cálculo dessa taxa de renovação leva em conta o número de pessoas, atividades das pessoas e características do ambiente. Por isso a necessidade de renovação de ar em uma academia, por exemplo, é diferente da existente em um escritório - explicou.

O evento foi voltado a participação de engenheiros, instaladores, projetistas, fabricantes, consultores, usuários finais, técnicos e engenheiros do mercado de HVAC&R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração). Ao final, o grupo também conheceu detalhes da organização para o ano de 2020 do evento "Seminário de Qualidade do Ar". A iniciativa conta com o a parceria da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha RS (AHK). O convidado, diretor executivo da AHK, Dietmar Sukop, reforçou a importância de levar o tema para debate junto a sociedade.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

 

  • Bom dia Engenharia tratou da qualidade do ar interior
    (Marcelo Matusiak)

  • Diretor executivo da AHK, Dietmar Sukop,
    (Marcelo Matusiak)

  • Diretor da Qualidade do Ar da ASBRAV, Mário Henrique Canale,
    (Marcelo Matusiak)

  • 3o vice-presidente da ASBRAV, Mário Alexandre Möller Ferreira
    (Marcelo Matusiak)

  • Evento debateu qualidade do ar
    (Marcelo Matusiak)

  • Palestra na SERGS
    (Marcelo Matusiak)

Leia também...

18.02.2020

Norma regulamenta serviços de instalação de sistemas de refrigeração e de ar condicionado

ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação enaltece medida que tem como objetivo profissionalizar cada vez mais o setor

13.02.2020

Nota de pesar: Reginaldo Vieira

Empresário foi fundador da Eletrofrio

13.02.2020

Nota de falecimento: Nelson Baptista

Executivo foi importante na idealização de evento nacional do segmento de HVAC&R

11.02.2020

Estão abertas as inscrições de trabalhos técnicos para Mercofrio 2020

Estudos promovem conhecimento na área universitária e em empresas do setor

Entre em contato