Capa

Ajorsul Press Releases

Relógio de pulso: resistente à água até que ponto?

Saiba quais são os pontos mais vulneráveis no seu relógio e que podem prejudicar o funcionamento do equipamento

12.02.2020  |  233 visualizações

A temporada de verão é marcada por banhos em mar e piscinas e traz consigo uma preocupação em quem usa o relógio de forma permanente. Até que ponto o equipamento resistirá à água? De um modo geral, segundo a Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul), os relógios de pulso vêm com inscrições que indicam o quanto eles suportam de pressão na água em ATM (unidade de pressão atmosférica). Quanto maior esse índice, em maior profundidade ele pode ser usado. Já o relógio que é apenas resistente à água é recomendado para quem não vai deixar o relógio em contato com a água continuamente, ou seja, sua proteção é limitada apenas a respingos de chuva e de torneiras, por exemplo.

Um aspecto importante é observar os locais vulneráveis a entrada de água. Um dos pontos frágeis do equipamento é o visor. O vidro não adequado ao modelo do relógio pode ocasionar a entrada de água na caixa, danificando o mecanismo. A coroa também é um ponto vulnerável a entrada de água e não deve ser deslocada durante a imersão do relógio na água. O indicado é que botões não sejam acionados enquanto o relógio estiver submerso. O fundo do relógio, se não houver vedação, pode ter também a entrada de água.

Um problema comum é o "vidro suado". Ele não necessariamente significa que esteja com um defeito. Pode ocorrer com a variação brusca de temperatura.

Um cuidado é o banho quente, em função do choque térmico que o relógio é submetido. Com o passar do tempo, o relógio deve voltar ao normal, Caso não ocorra a evaporação, deve se levar o relógio a uma assistência técnica para que não danifique a máquina.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

 

  • Uso de relógios resistentes no verão é uma boa pedida
    (Fabiano Panizzi)

Leia também...

19.02.2020

Brilhos e acessórios para incrementar o visual e cair na folia

Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) apresenta tendências para a festa esse ano

05.02.2020

Ajorsul apoia campanha de conscientização contra óculos falsificados

Campanha alerta para os riscos que os produtos piratas causam para saúde

27.01.2020

Joias de formatura renovam as tradições

Peças têm uma importância sentimental e emocional muito grande pelo que representa

16.12.2019

Ação social da Ajorsul entrega donativos para Instituto Espírita Dias da Cruz

Material foi arrecadado durante o evento de final de ano promovido pela entidade com associados e parceiros

Entre em contato