Capa

SPRS Press Releases

Esclarecimento e diálogo são peças fundamentais na prevenção da gravidez na adolescência

Encontro, realizado na última sexta-feira (07/02), proporcionou o debate de temas atuais e importantes não só para os adolescentes, mas situados dentro de todo um contexto familiar e social

10.02.2020  |  328 visualizações

A 1a Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência foi realizada no Auditório Osvaldo Stefanello do Palácio da Justiça evento aberto para a comunidades e que contou com a participação de especialistas, população em geral e especialmente com adolescentes . A médica pediatra e do Comitê de Adolescência da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Lilian Day Hagel comenta que ficou evidente a falta de conhecimento de seu corpo tanto para os adolescentes como para os adultos.

“Todos aproveitaram para tirar dúvidas orientando quando se pode comentar e falar de uma forma técnica, afetiva e sem preconceito. Também foram discutidos temas importantes como o cuidado e o funcionamento com o corpo, planos de vida, combate à violência intra e extra familiar, aspectos legais, escola, sexualidade, prazer, anticoncepcional, bullying, mídia e gravidez”, disse.

A palestra de abertura contou com a participação da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak e da juíza-corregedora e coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude, Nara Cristina Neumann Cano Saraiva. A palestra sobre iniciação sexual na adolescência foi apresentada por Annicele Andrade Gameiro que é especialista em Saúde na Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. Os impactos físicos e psicológicos da gravidez na adolescência foi o tema apresentado pela representante da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Lilian Day Hagel. Ao final, Leony Cananéa Marques, representante do Programa Primeira Infância Melhor e assessora referência da Educação Infantil, trouxe a palestra "Somos pais, e agora?". As palestras tiveram com debatedoras a juíza-corregedora e coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude, Nara Cristina Neumann Cano Saraiva e a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões do MPR, Denise Casanova Villela. 

O evento teve um espaço importante de perguntas e respostas por parte da plateia com intensa participação dos adolescentes .

Redação: Marcelo Matusiak

Coordenação: Marcelo Matusiak

  • 1a Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência
    (Divulgação)

Leia também...

24.02.2020

Em que casos a água salgada ajuda e em que casos a água salgada pode prejudicar um ferimento?

Orientação aos pais nessa época de veraneio nas praias é fundamental para evitar transtornos com as crianças

17.02.2020

Desafio da Queda: Nota oficial da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

Presidente Sérgio L. Amantéa e diretoria da SPRS

12.02.2020

Para curtir a praia com as crianças em segurança

Médicos da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) reforçam dicas e cuidados importantes nessa época do ano

04.02.2020

O que fazer quando acontecem os pequenos ferimentos em crianças

Período de veraneio é propício a incidentes que envolvem quedas ou cortes na pele

Entre em contato