Capa

SPRS Press Releases

Desafio da Queda: Nota oficial da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

Presidente Sérgio L. Amantéa e diretoria da SPRS

17.02.2020  |  480 visualizações

O traumatismo cranioencefálico (TCE) é considerado uma das principais causas de morte e incapacidade em todo mundo. No Brasil, estima-se que mais de um milhão de pessoas vivam com sequelas neurológicas decorrentes de TCE.

Vídeos recentemente “viralizados” em mídias sociais apontam duas brincadeiras que podem incrementar, ainda mais, estatísticas já tão alarmantes e com ramificações para outras áreas do cuidado (lesões raquimedulares, de membros, de bacia ou de órgãos internos). Os chamados desafios de queda (“roleta russa humana” , “quebra-crânio” ou qualquer outro nome que transcenda leis da física ou do bom senso), merecem nosso repúdio e intervenção.

Amigo não é aquele que derruba, nem tão pouco aquele que apenas ajuda a levantar, como também circulou pelas redes sociais como contraponto à infeliz iniciativa disfarçada de brincadeira. Amigo real é aquele que não deixa cair. Como Sociedade este é o nosso papel: informar, educar, coibir brincadeiras dissociadas de qualquer espírito lúdico, principalmente quando atreladas a risco para nossas crianças.

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul se solidariza com todos aqueles que manifestaram seu descontentamento. Não se trata de acidente ou fatalidade, mas da ocorrência de um evento que todos temos a obrigação de prevenir, para que nunca mais venha a se repetir. O desafio de todos nós (pediatras, pais, educadores) é garantir um crescimento sadio, pleno de brincadeiras saudáveis, alinhadas às etapas de desenvolvimento das nossas crianças.

Diretoria Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul
Presidente Sérgio L. Amantéa

 

 

  • Sérgio Amantea
    (Marcelo Matusiak)

Leia também...

25.03.2020

O que fazer com as crianças?

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul incentiva a criação de rotina e uso da criatividade para que filhos passem pelo período de isolamento social da melhor maneira possível

24.03.2020

Adiado para setembro XII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria

Encontro é realizado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS)

17.03.2020

Crianças são de baixo risco para coronavírus mas transmissoras do vírus

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul recomenda que evitem o contato das crianças sintomáticas com avós e avôs

06.03.2020

O Mico Preto da Saúde

Nota Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul - Fechamento do Serviço Materno-Infantil do Hospital São Lucas

Entre em contato