Capa

Médicos da América Latina debatem condições de trabalho, segurança e saúde

I Encontro Internacional de Entidades Médicas do Cone Sul analisou o momento atual dos médicos no mundo e elaborou uma carta de intenções em defesa da profissão

24.03.2020  |  17 visualizações

O contexto profissional que envolve um médico é vasto, complexo e precisa ser constantemente debatido. Pensando nisso, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) reuniu em seu auditório, no início de março, representantes das principais entidades médicas da América Latina para o I Encontro Internacional de Entidades Médicas do Cone Sul. O evento analisou e aprofundou temas como as plataformas digitais no exercício profissional, a saúde dos médicos e suas ideais condições de trabalho.

Representando a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), a diretora do Exercício Profissional da entidade, Niura Tondolo Noro, ratificou a importância do diálogo e do olhar amplo sobre a atividade médica.

"Em qualquer lugar do mundo os bons profissionais médicos são essenciais para uma população com maior qualidade de vida e saúde. Por isso, encontros assim nos permitem unificar nossas pautas, ouvir contribuições e analisarmos a atividade médica sob um aspecto diverso e abrangente", salientou.

Para o vice-presidente do SIMERS, Edson Prado Machado, responsável por abrir o evento, a reunião de todos os profissionais mostra um engajamento necessário para a classe.

"É fundamental nos reunirmos e debatermos com profissionais de todo o Cone Sul para refletirmos sobre o médico e suas condições de trabalho e carreira. Em tempos de coronavírus, a imprescindível necessidade da boa qualificação médica se torna mais evidente", explicou.

O encontro contou com a participação de representantes do SIMERS, da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), a Federação Médica Brasileira (FMB) e profissionais dos sindicatos médicos do Uruguai, Peru e Argentina.

Ao final do evento, uma carta de intenções foi elaborada pelos presentes em defesa dos médicos e da saúde da população. O documento será apresentado na 5° Conferência Internacional da Espanha, programada para ocorrer em novembro deste ano.

Redação: Vítor Figueiró
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • A diretora do Exercício Profissional da AMRIGS, Niura Tondolo
    (Vítor Figueiró)

  • Evento lotou o auditório do SIMERS
    (Vítor Figueiró)

Leia também...

24.03.2020

Assembleia elege diretoria do DU e apresenta projetos para o ano de 2020

Encontro foi realizado no Centro de Eventos AMRIGS

18.03.2020

Cerimônia do Jaleco é realizada na Universidade de Passo Fundo (UPF) ⁣

AMRIGS participou do encontro apresentando benefícios que os estudantes podem contar como associados

17.03.2020

Homenagem para as mulheres

Aconteceu

13.03.2020

Amparo

Institucional

Entre em contato