Capa

Asbrav - Revista Revista ASBRAV Digital

Renovação do ar é fundamental para combate ao coronavírus

Entrevista: Diretor técnico da ASBRAV, engenheiro, Ricardo Albert

25.03.2020  |  13 visualizações

A pandemia do coronavírus traz muitas dúvidas na população e o segmento de climatização também tem atuação no combate a propagação da doença. Entrevistamos o diretor técnico da ASBRAV, engenheiro, Ricardo Albert sobre a relação do ar condicionado com o COVID-19.

Revista ASBRAV - Uma das principais orientações para evitar o contágio é manter ambientes ventilados. Como fazer isso sem que a climatização seja afetada?

Ricardo Albert - A Ventilação deve ser priorizada acima de qualquer outro aspecto, se o sistema não tiver sido projetado com renovação de ar mantenha as janelas abertas utilizando ventilação cruzada.

Revista ASBRAV - Qual o papel dos filtros do ar condicionado e no que pode interferir adequada manutenção ou não nos casos de propagação de doenças?

Ricardo Albert - Os filtros devem ser mantidos limpos e higienizados, de preferência a filtros germicidas.

Revista ASBRAV - Adicionar produtos químicos em climatizadores evaporativos pode trazer algum efeito no combate ao vírus?

Ricardo Albert - O que tem apresentado resultado positivo para eliminação de vírus é a utilização de lâmpadas Ultra Violetas (UV), foto-catálise e tecnologia IRC (Ionização Rádio Catalítica), todas ainda em testes.

Para os usuários de Climatizadores Split as recomendações são as seguintes:

  • Verificar se o seu sistema instalado tem sistema de renovação de Ar. Em caso negativo contratar engenheiro de climatização para projetar sistema de renovação de ar;
  • Em caso positivo aumentar a renovação de ar e manter em operação 24 horas por dia, maior ventilação no ambiente significa maior diluição e menor risco de transmissão por agentes infecciosos;
  • Trocar e/ou lavar os filtros de ar com maior frequência
  • Higienizar as unidades internas semanalmente

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

 

 

 

 

  • Renovação do ar é fundamental
    (Marcelo Matusiak)