Capa

RH Mattos

Menos é mais no contexto atual de trabalho

Gestor de Recursos Humanos tem o desafio de administrar questões psicológicas no cenário de crise provocado pela pandemia da covid-19

12.05.2020  |  296 visualizações

A realidade de milhões de brasileiros mudou com a necessidade de trabalhar no formato home-office. Com isso, surgiram desafios para manter a produtividade em alta, mesmo diante das dificuldades. A primeira recomendação é manter uma rotina preestabelecida. É importante lembrar que ao trabalhar em casa, o colaborador acaba assumindo para si o papel de pensar as tarefas e elaborar a melhor maneira de executá-las no menor tempo possível.

“O desejo é que tenhamos ganhos e aprendizado para a carreira. Nessas horas o que temos recomendado é lembrar que menos é mais. Ou seja, se for possível realizar os encontros virtuais em pequenos grupos divididos por afinidade, é melhor”, manter o foco naquilo que for essencial, eleva produtividade, afirma o diretor da RH Mattos, Cassio Mattos.

Para os líderes em geral, uma dica é transmitir conteúdos que sirvam como uma espécie de curadoria ou consultoria, permitindo aos seus colaboradores uma oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos. É fundamental, também, fazer fluir os contatos para manter proximidade e assim reforçar a relação de confiança, desta forma a comunicação qualifica as relações e permite que as pessoas se sintam em regime de trabalho normal.

O fenômeno do isolamento social trouxe desequilíbrio de vida e carreira para os profissionais, que não é necessariamente provocado pela capacidade de cada um, mas que tem relação com aquele tipo de atividade, pois algumas podem e outras que não pode ser feito de forma remota. Para isso, o especialista indica a busca pelo equilíbrio, essencial neste período o fortalecimento dos controle das emoções, pois “vai passar”.

“Do todo para as partes, assim, para alguns é importante propiciar formas e meios de agregar novos conhecimentos para quem está com pouca atividade para que ele se sinta estimulado e produtivo gerando resultados. Por outro lado, para outros é preciso atenção, podem estar sobrecarregados para que consigam vencer os desafios”, completa.

Entre os fatores que exigem atenção está a diminuição das fronteiras entre vida profissional e vida pessoal. Para amenizar isso, o indicado é estabelecer regras entre os familiares para que possam resolver o máximo possível de atividades domésticas fora do horário de trabalho.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Reuniões a distância
    (Freepik)

Leia também...

25.06.2020

Cinco dicas essenciais para se sair bem em uma entrevista de emprego por vídeo

Necessidade do distanciamento social tornou a internet a principal ferramenta de trabalho e entrevistas de emprego passaram a ser feitas praticamente de forma exclusiva pelos canais digitais.

15.06.2020

Pandemia consolida modelo de entrevistas de emprego online

Seleção por vídeo ganha força e especialistas acreditam que veio para ficar

09.05.2020

Mais do que nunca, um Dia das Mães Multitarefas

Com boa parte dos profissionais atuando em home office rotina tem sido desafiadora para grande parte das profissionais que precisam dividir o tempo entre o trabalho e as tarefas com os filhos

05.05.2020

Como gerenciar colaboradores no processo de retomada das atividades

Empresas lidam com um grande desafio que é a gestão do risco em meio a pandemia

Entre em contato