Capa

Colégio Província de São Pedro Press Releases

Energia renovável lança olhar de alunos para o futuro

Tema fez parte de palestra virtual apresentada por ex-aluno do Colégio Província de São Pedro

26.05.2020  |  581 visualizações

Um olhar para o futuro nos modelos mais avançados de geração de energia foi destaque numa edição de um encontro realizado de forma virtual com alunos do 5º ano na última semana. A palestra foi conduzida pelo ex-aluno Matheus Sagebin Schebella, que é graduando em Engenharia de Energia na Ufrgs e trabalha como voluntário na Renova Jr, uma empresa Júnior do curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realiza iniciativas voltadas à eficiência energética, contando com o auxílio de professores da universidade reconhecidos internacionalmente em suas áreas de atuação

Entre os tópicos trazidos na conversa estiveram fontes de energia, fontes renováveis e não renováveis, novos modelos e uso consciente de energia.

“Não existe uma resposta certa para a pergunta sobre qual é a melhor fonte de energia. Todas as energias têm algum impacto ambiental e foi isso que busquei deixar claro. Por exemplo, a hidrelétrica gera bastante energia e é considerada limpa, mas traz impactos ambientais bem severos. Outro ponto é que o nosso modo de consumo, como sociedade, também interfere bastante. Por exemplo, o uso da madeira como lenha: se cortarmos todas as árvores para fazer lenha, vai acabar a matéria-prima, mas se houver um replantio, não. Então, se tivermos consumo consciente, podemos chamar esse modelo de energia renovável", explicou Matheus.

O que mais chamou a atenção das professoras foi o interesse dos estudantes pelo assunto. O tema é abordado no currículo escolar com as turmas em trabalhos sobre o estado físico e tratamento da água e esgoto. A partir disso, veio a ideia de falar sobre as usinas hidrelétricas e as diferenças entre geração de energia renovável e não renovável.

“Trouxemos esse tema para ser abordado em forma de palestra, procurando oferecer uma experiência prática para abordar recursos renováveis e não renováveis, e o resultado foi muito interessante. Os alunos mostraram-se atraídos e comprometidos com o assunto, fazendo muitos questionamentos. Tenho certeza de que essa experiência vai enriquecer os debates futuros sobre as questões ligadas à energia. Durante a conversa, os alunos puderam aprender um pouco sobre cada tipo de geração de energia, passando pelas usinas hidrelétricas, nucleares, energia solar, energia das marés, eólica, biomassa e termelétricas”, explicou a professora Viviane Ferreira.

O trabalho contou com a participação das três turmas do 5º ano com a coordenação das professoras Viviane Ferreira, Gabriela Garcia e Daniela Dallasta.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Conversa com os alunos sobre energia renovável
    (Divulgação)

  • Palestra online
    (Divulgação)

  • Energia Eólica
    (Divulgação)

Leia também...

06.11.2020

Coloque um pouco de poesia no seu dia

Projeto foi desenvolvido por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Província de São Pedro

18.06.2020

Organização é chave para um bom rendimento escolar

Tema foi apresentado em palestra da ESPM com estudantes do Colégio Província de São Pedro

03.06.2020

Estudantes exibem soluções no combate a pandemia em competição internacional

Edição extraordinária do Hackathon foi 100% on-line e trouxe desafios relacionados à pandemia causada pelo novo coronavírus no planeta

29.04.2020

Momento Cultural faz estudantes refletirem sobre história das pandemias no mundo

Iniciativa é aplicada com estudantes do Ensino Médio do Colégio Província

Entre em contato