Capa

SBD-RS Press Releases

Médicos ressaltam importância da manutenção de cuidados com doenças dermatológicas

Acompanhamentos e consultas eletivas cumprem papel indispensável nos cuidados com a vida e com a saúde

26.06.2020  |  289 visualizações

A necessidade de manter-se em distanciamento social, tem trazido aos médicos preocupações em relação aos cuidados com uma série de outras doenças que continuam ocorrendo e precisam de um adequado acompanhamento e diagnóstico precoce, no caso dos cânceres. Na especialidade da Dermatologia, uma das maiores preocupações são os casos de câncer de pele, pois são os tumores malignos mais frequentes no Brasil e no nosso estado.

“As pessoas estão deixando de ir consultar por medo do coronavírus e estão deixando de salvar as suas vidas, muitas vezes. Os tumores de pele continuam aparecendo e se formando e é importante que o dermatologista seja consultado para avaliação do aparecimento de novas lesões para diagnóstico precoce do câncer de pele, em especial do melanoma, um câncer potencialmente fatal. Lembrando que quanto mais precoce for diagnosticado, maior a chance de cura”, alerta a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Dra. Taciana Dal’Forno Dini.

A dermatologista e diretora da SBD-RS, Fernanda Magagnin Freitag, destaca, também, casos de outras doenças importantes que precisam de acompanhamento.

“Estamos percebendo casos de dermatoses agravadas pelo stress como psoríase, dermatite seborréica, acne e rosácea. Estes casos podem estar bem piores e o paciente permanece em sofrimento em sua casa. Em clínicas ou consultórios, é importante reforçar que os médicos dermatologistas estão tomando absolutamente todos os cuidados necessários para evitar a propagação da COVID-19. Entre a série de medidas estão a limpeza frequente de superfícies, disponibilização de álcool gel, consultas intercaladas, espaçamentos nos ambientes para evitar aglomeração e proteção com uso de máscaras pelos médicos e por todos os profissionais”, afirma.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Consultas dermatológicas devem ser mantidas
    (Freepik)

Leia também...

24.09.2020

Dermatites e questões estéticas pautam primeiro dia da 45a Jornada Gaúcha de Dermatologia

Evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS

16.09.2020

Dermatologistas apresentam pedido de inclusão de novo procedimento em rol de coberturas do IPE Saúde

Pedido de inclusão do serviço de Fototerapia foi encaminhado ao IPE Saúde

15.09.2020

Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS debate com CREMERS exercício ilegal da medicina

Tema foi abordado com presidente recentemente eleito para o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS)

20.08.2020

Jornada Gaúcha de Dermatologia é confirmada em formato online

Evento acontece nos dias 23, 24, 26 e 30 de setembro e 1 e 3 de outubro de 2020 e será totalmente virtual

Entre em contato