Capa

SBGM

Hora da Genética aborda o papel do médico geneticista na investigação da deficiência intelectual

Evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM)

09.07.2020  |  188 visualizações

A deficiência intelectual é uma situação clínica frequente e que muitas vezes traz dúvidas especialmente para os pais. Os fatores podem ser oriundos de uma alteração genética ou ambiental (casos de Zika, Rubéola ou ingestão de bebida alcoólica na gestação). Nestes casos é normal e natural diante da situação de ter um filho nessa condição que a família queira entender a causa, ou seja, a etiologia, e por isso procura um médico geneticista. Hoje em dia com o advento de muitas técnicas de biologia molecular e exames complementares é possível cada vez mais identificar causas genéticas. O papel do médico é elucidar esse caminho de investigação e orientar sobre os procedimentos a serem seguidos.

O tema será abordado por Débora Gusmão Melo que é médica geneticista, professora do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos, membro da diretoria da SBGM e atua principalmente nas áreas de educação em genética médica, genética comunitária e aconselhamento de doenças genéticas, defeitos congênitos e deficiência intelectual. Para mediar a discussão, contaremos com a presidente da SBGM, Têmis Félix que é médica geneticista do Serviço de Genética Médica e coordenadora do Centro de Referência em Osteogênese Imperfeita do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

A live inicia às 19h de quinta-feira (09/07). A "Hora da Genética" é uma atividade direcionada ao público em geral. As atividades acontecem de forma semanal com a participação de diversos especialistas da área todas as quintas-feiras no Instagram da SBGM (@sbgm_genetica).

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Live da SBGM
    (SBGM)

Leia também...

29.07.2020

Evento online discute qualidade de vida em síndromes genéticas

"Hora da Genética" é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM)

22.07.2020

Especialistas debatem Defeitos Congênitos

Live transmitida na quinta-feira (23/07) pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) aborda diagnóstico, características e tratamento de anomalias

20.07.2020

Webinar debate perícia e auditoria em genética médica

Evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM)

16.07.2020

Genética dos Transtornos do Espectro Autista é pauta de encontro online

Tema está presente em live que será transmitida pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM)

Entre em contato