Capa

SBD-RS Press Releases

Frio e uso de aquecedores exigem cuidado maior com a pele

Orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS ajudam a manter a pele em dia no inverno

03.08.2020  |  396 visualizações

Com a chegada de temperaturas mais baixas no Rio Grande do Sul é prudente estarmos atento aos efeitos do frio na pele. Além do uso de hidratantes, cuidados básicos ajudam a evitar que o ressecamento da pele seja intensificado. Banhos rápidos e de preferência não tão quentes são aliados. Pacientes com histórico de dermatites devem ficar mais atentos a esses cuidados no inverno.

“Também é importante ter uma ingesta de líquidos adequada e alimentação balanceada, com proteínas, frutas e legumes. Isso evita deficiências nutricionais que por sua vez podem causar ressecamento da pele”, afirma a médica dermatologista e diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Analupe Weber.

A médica recomenda uma alimentação balanceada com alimentos ricos em vitaminas como frutas e legumes. As proteínas são importantes, pois o colágeno, que compõe a estrutura da pele, é uma proteína. Então incluir fontes de proteínas na dieta é muito importante.

Nesta época do ano as pessoas costumam utilizar aquecedores, ar condicionado e lareira, que tiram a umidade do ar e com isso podem também ressecar a pele, piorando ou predispondo as peles ao ressecamento já comum causado pelas temperaturas mais baixas.

Quem utiliza aquecedores e lareiras durante mais tempo deve ter atenção especial à hidratação cutânea. Também é fundamental ter o cuidado com aquecedores e lareiras para evitar o risco de queimaduras”, complementa a médica.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Lareiras
    (Freepik)

Leia também...

27.09.2020

Palestras destacam diagnóstico moderno e preciso de doenças dermatológicas

Evento da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS começou na quinta-feira e prossegue ao longo da próxima semana

24.09.2020

Dermatites e questões estéticas pautam primeiro dia da 45a Jornada Gaúcha de Dermatologia

Evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS

16.09.2020

Dermatologistas apresentam pedido de inclusão de novo procedimento em rol de coberturas do IPE Saúde

Pedido de inclusão do serviço de Fototerapia foi encaminhado ao IPE Saúde

15.09.2020

Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS debate com CREMERS exercício ilegal da medicina

Tema foi abordado com presidente recentemente eleito para o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS)

Entre em contato