Capa

SBD-RS Press Releases

Quadro de saúde do Papa Emérito Bento XVI chama atenção para os cuidados com a Erisipela

Aos 93 anos, Bento XVI está com doença infecciosa no rosto e em situação extremamente frágil

18.08.2020  |  283 visualizações

Uma doença infecciosa que se caracteriza por erupções na pele, geralmente com dor intensa. O caso recente divulgado nas mídias internacionais chama a atenção para a gravidade da doença e importância dos devidos cuidados e tratamento. A erisipela é uma reação inflamatória da pele que atinge a derme e a camada de gordura, com importante edema, resultado de forma superficial de infecção bacteriana.

“Ocorre com mais freqüência nos pés e pernas, em geral associada a deficiência na circulação venosa e a lesões prévias das regiões, ditas portas de entrada para bactérias, como ferimentos após prurido (coceira), manipulação errada das unhas ou mesmo infecções fúngicas não tratadas que evoluem com fissuras entre os dedos. Pode ocorrer, ainda, em outras regiões, especialmente em pacientes idosos, imunossuprimidos, obesos ou portadores de doenças que afetem o funcionamento adequado da pele", explica a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Clarissa Prati.

As situações mais sérias tendem a ocorrer em pessoas com baixa imunidade, caso de idosos, diabéticos fora de controle e indivíduos em tratamento de quimioterapia. O tratamento consiste na maioria das vezes no uso de medicamentos para dor, febre e antimicrobianos, por vezes endovenoso, dependendo da gravidade e extensão do quadro e condição clínica do paciente.

Redação e Coordenação: Marcelo Matusiak

 

  • Dermatologista é fundamental para observar os cuidados com a pele
    (Freepik)

Leia também...

27.09.2020

Palestras destacam diagnóstico moderno e preciso de doenças dermatológicas

Evento da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS começou na quinta-feira e prossegue ao longo da próxima semana

24.09.2020

Dermatites e questões estéticas pautam primeiro dia da 45a Jornada Gaúcha de Dermatologia

Evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS

16.09.2020

Dermatologistas apresentam pedido de inclusão de novo procedimento em rol de coberturas do IPE Saúde

Pedido de inclusão do serviço de Fototerapia foi encaminhado ao IPE Saúde

15.09.2020

Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS debate com CREMERS exercício ilegal da medicina

Tema foi abordado com presidente recentemente eleito para o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS)

Entre em contato