Capa

AMRIGS Press Releases

Inteligência Artificial e Big Data cada vez mais presentes no exercício da Medicina

Tema foi debatido em palestra online promovida pelo Departamento Universitário da AMRIGS

16.08.2020  |  281 visualizações

As novas tecnologias são capazes de trazer ao exercício da Medicina os mais diversos benefícios e é preciso aproximar, cada vez mais, médicos e profissionais da saúde destas técnicas. A reflexão foi um dos destaques da palestra "Inteligência Artificial e Big Data - Qual a relação com o profissional médico?", apresentada pelo médico psiquiatra da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ives Cavalcante Passos.

"Quando falamos do Big Data na Medicina não estamos falando somente sobre analisar dados, mas também em que velocidade essa análise é feita e como nós interpretamos eles. Vivemos um universo onde a Big Data e o digital se tornam mais importantes", afirmou.

Segundo Cavalcante, para aproximar estas ferramentas do exercício médico, é fundamental dividirmos a categoria em dois tipos: os dados estruturados e os não-estruturados.

"Essa diferenciação do Big Data é importante. No caso da Medicina, dados estruturados são aqueles que colocamos em planilhas de Excel, como informações demográficas, clínicas, exames laboratoriais. Por outro lado, os dados não estruturados são dados de filme, foto, áudio, vídeo, que não têm relação entre si", salientou.

O professor, que trabalha com psiquiatria e prevenção ao suicídio, citou como exemplo um estudo em que participou, feito com algoritmos, análise de dados e informações dadas por pacientes, que projetou uma predição de comportamento suicida na população geral no Brasil, levando em considerações diversas variáveis.

O evento foi realizado de forma online na tarde deste sábado (15/08), através da plataforma Sympla Streaming. A iniciativa foi do Departamento Universitário da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

Redação: Vítor Figueiró
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Palestra ocorreu neste sábado
    (Divulgação)

Leia também...

25.09.2020

Setembro verde é dedicado a prevenção do câncer de intestino

Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) alerta para a importância de cuidados preventivos que ajudam a reduzir os riscos

17.09.2020

Cuidados e observação às carências da pessoa idosa salva vidas

Tema foi apresentado durante Ciclo de Palestras AMRIGS

14.09.2020

Evento da AMRIGS debate cuidados e qualidade de vida dos idosos

Atividade terá três abordagens diferentes para tratar do assunto

04.09.2020

Empatia e atenção aos sinais são cuidados fundamentais com a saúde mental na infância

Tema esteve presente no Ciclo de Palestras AMRIGS

Entre em contato