Capa

Ajorsul Press Releases

Evento aborda os desafios da economia no pós-pandemia e a expansão dos negócios online

Iniciativa foi da Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul)

03.09.2020  |  274 visualizações

O Webinar promovido virtualmente pela Ajorsul, na última quinta-feira (27/08) tratou dos diversos efeitos da pandemia nos negócios e também o impacto do digital no segmento das joias, relógios e óptica. O coronavírus afetou fortemente a economia e alterou as formas de se fazer negócio, transformando as vendas e tornando a presença online uma necessidade para boa parte das empresas.

Apesar do declínio econômico, efeito do coronavírus, o economista da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS) e diretor da SME Consultoria, Jairo Seligmann, explicou que os setores que souberam explorar o universo online tiveram menores danos, conforme apontam os resultados de uma pesquisa feita pelo SEBRAE sobre o comportamento do consumidor durante a pandemia no Brasil.

"No levantamento, estima-se que 42% dos consumidores optaram por novas compras online, 37% compraram por entenderem que o setor é essencial, caso da ótica. E 30%, de empresas que ofereciam delivery. Com uma plataforma digital, o entendimento do cliente é de que está fazendo suas compras de forma segura. Por isso para este setor as projeções são boas, pois vocês estão podendo funcionar e abrir o negócio", salientou.

Ainda sobre os meios digitais, o consultor em TI e diretor da Aust Tecnologia, Marcio Aust, apresentou variadas ferramentas para o empresário utilizar e dar início a esta inclusão digital como: conta comercial no WhatsApp, Youtube, Instagram e Facebook.

"A venda presencial foi reinventada por muitos gestores e foi preciso buscar alternativas, e foi ai que digital surgiu. Muitas empresas e empresários ainda não faziam parte deste cenário e se viram "obrigados" a entrar neste meio para garantir a sobrevivência e não devem mais abandonar estes mecanismos de venda. A tecnologia veio para ajudar e está ajudando. É um caminho sem volta", reiterou.

O evento foi realizado na quinta-feira (27/08) através da plataforma Zoom. Inscrições e informações adicionais sobre os cursos promovidos pela Ajorsul podem ser obtidas através do e-mail educar@ajorsul.com.br.

Redação: Vítor Figueiró
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Evento foi realizado virtualmente
    (Divulgação)

Leia também...

22.09.2020

Para sair mais forte da crise é preciso acreditar em si e no próprio trabalho

Ensinamento esteve presente na primeira aula de curso organizado para o segmento de Joias, Relógios e Óptica

01.09.2020

Curso prepara empresas e profissionais para o mercado 4.0

Iniciativa é da Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul)

10.08.2020

Ajorsul lança feira virtual para impulsionar negócios entre expositores e lojistas

Objetivo do projeto Ajorsul 20/20 Conexões é fortalecer vendas e promover o relacionamento entre expositores e lojistas nos segmentos de joias, relógios e óptica

27.07.2020

Em tempos de coronavírus, saiba como limpar os óculos sem estragar lentes e armação

Detergente neutro é suficiente para higienização

Entre em contato