Capa

Suporte social e incentivo a qualidade de vida das crianças

Relatório de Gestão: Responsabilidade Social

15.09.2020  |  44 visualizações

O Insituto Vida Solidária (IVS) é uma associação sem fins lucrativos, de assistência social, que desenvolve projetos de saúde, educação e cultura e tem a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) como mantenedora. As ações acolhem uma das comunidades mais carentes de Porto Alegre na comunidade São Pedro, localizada próxima a Avenida Ipiranga.

Ao longo dos últimos anos, foram inúmeras parcerias firmadas que ajudam de diversas formas, seja no custeio da manutenção da casa, abastecimento de estoques, serviços voluntários e suporte na organização de eventos ou atividades esportivas desenvolvidas com as crianças.

O incentivo ao esporte é uma das bandeiras do IVS. As aulas práticas, com exceção do cenário da pandemia do coronavírus, são organizadas em dois turnos colocando os alunos em condições, inclusive, de participarem de campeonatos. Para o professor Vagner Bueno, o aprendizado do esporte é para vida.

"A primeira coisa que percebemos é a mudança na educação deles. Todos começam a se comportar de maneira diferente. A filosofia que transmitimos através do Jiu-Jitsu não é só resumida ao tatame, mas para a vida. Elas aprendem a serem pessoas honestas, educadas e com respeito ao próximo. Tudo na vida se conquista com transparência e educação - ensina o professor.

Uma parceria com o Hospital Mãe de Deus auxilia a repor os estoques e necessidades de alimentação para os alunos. O convênio foi estabelecido com o serviço de CheckUp do Hospital Mãe de Deus e tornou permanente um trabalho de arrecadação de donativos.

Outra conquista durante a gestão foram projetos aprovados no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança). O percentual que pode ser destinado ao projeto é de até 6% do Imposto de Renda de Pessoas Físicas e de 1% para Pessoas Jurídicas. O Funcriança é gerenciado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que cadastra e fiscaliza as instituições habilitadas a receberem as doações. O projeto aprovado pelo IVS tem duração de dois anos, então a doação pode ser feita a qualquer momento. A outra opção é pelo programa Nota Fiscal Gaúcha. O doador ganha descontos, concorre a prêmios e ajuda a manter projetos sociais.

“Destacamos também a parceria com a Unimed Porto Alegre que vem fazendo um serviço fantástico de voluntariado. As equipes brincam com as crianças, foram feitas doações de computadores e participação ativa nos eventos”, explica a assistente social e coordenadora do Instituto Vida Solidária, Carmem Reis.

O IVS também formalizou uma parceria com a Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas.

"A medida proporciona que pessoas com penas de crimes com menor potencial ofensivo possam cumprir elas conosco. É bom para nós e para eles. Estamos dando uma oportunidade de reintegração social e ao mesmo tempo tendo serviços importantes sendo prestados como limpeza, tarefas administrativas, pintura e reformas", completou Carmem.

Pandemia

O fechamento temporário das atividades provocado pela pandemia da COVID-19, foi um desafio para o Instituto Vida Solidária (IVS), entidade que acolhe crianças e adolescentes da comunidade São Pedro, localizada no bairro Partenon, em Porto Alegre (RS). A iniciativa da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) de doação de alimentos contemplou diversas entidades assistenciais do município e as doações passaram a ser frequentes organizadas através do Cadastro Único da Prefeitura de Porto Alegre.

O IVS contou, ainda, com outras parcerias importantes como o Itau Personalité através de doações de brinquedos; Centro Espírita Luz e Esperança, com festas do Natal e Dia das Crianças;

Associação Gaúcha de Djs com festa promovida no Dia das Crianças e Associação de Mães Israelitas, com doação de ventiladores e brinquedos.

Unidade Básica de Saúde Bananeiras

A Unidade de Saúde Bananeiras, do bairro Partenon em Porto Alegre, realizou atendimentos médicos no Instituto Vida Solidária (IVS) em agosto de 2020. Participaram da ação residentes de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, estudantes de Medicina, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos. O grupo atendeu moradores da Comunidade São Pedro, também localizada no Partenon, realizando testes rápidos de HIV, sífilis e glicose, além de aplicar vacinas contra a gripe e medir a pressão dos pacientes. Também houve distribuição de escovas de dente, creme dental e camisinhas.

Homenagem

Em 2016, a AMRIGS recebeu homenagem da Câmara Municipal de Porto Alegre (RS). O Diploma de Honra ao Mérito foi proposto pelo vereador Dr. Goulart e fez um reconhecimento ao trabalho prestado pelo Instituto Vida Solidária (IVS), responsável por ações sociais realizadas com moradores da comunidade da comunidade São Pedro. A Associação sem fins lucrativos, de assistência social, desenvolve projetos de saúde, educação e cultura. Foi constituída em 9 de abril 2005.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

 

  • Incentivo ao esporte
    (Marcelo Matusiak)

  • Atividade de Natal
    (Marcelo Matusiak)

  • Festa de Páscoa
    (Marcelo Matusiak)

  • Atendimento de saúde
    (Carmem Reis)

  • Doações
    (Carmem Reis)

Leia também...

25.09.2020

AMRIGS inaugura usina de energia solar

Relatório de Gestão: Institucional

23.09.2020

Presença constante na mídia

Relatório de Gestão: Comunicação

22.09.2020
A força do associativismo

Relatório de Gestão: Associativismo

21.09.2020

CEHMRS debate ações de melhorias aos usuários da Unidas

AMRIGS em Ação

Entre em contato