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Hidratação Pré Treino

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04.12.2020  |  44 visualizações

Já sabemos que a hidratação como um todo é de extrema importância para a saúde geral e que os cuidados devem ser redobrados em dias quentes, pois a falta dela influencia de forma direta o treinamento pelo maior risco de cãibras musculares, aumento de frequência cardíaca e percepção subjetiva ao esforço, entre outros. A nossa dica de hoje vem da nutricionista parceira da Even Faster, Raissa Gorczevski, (@nutri.raissagorczevski).

De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, recomenda-se que o atleta inicie a hidratação antes mesmo da prática esportiva, com 250ml a 500ml duas horas antes. Por isso, o planejamento do seu dia pode ter um impacto direto no desempenho e performance do treinamento. Para que a hidratação seja realmente eficiente, devemos também estar atentos aos invisíveis eletrólitos, como por exemplo o sódio e o potássio, que estão presentes em maior quantidade no suor e os mais importantes para o funcionamento correto de todos os sistemas envolvidos! Frutas com alta concentração de agua como a melancia, melão, laranja, entre outras e as famosas bebidas esportivas (isotônicos) podem auxiliar na preparação para o início do treinamento e posteriormente, ser um ótimo aliado nos dias de provas.

Fonte: Corcoran and Ayotte: Individualized Hydration Plans for Ultradistance Endurance Athletes, in ACSMs Health Fit J. 2019; 23(4):27-31.
Hernandez AJ. Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Rev Bras Med Esporte 2009;15

  • Hidratação Pré Treino
    (Marcelo Matusiak / PlayPress)

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