Capa

SBGM

Tratamento inédito inaugura nova era no tratamento de doenças genéticas neuromusculares

Terapia gênica é uma das mais importantes tecnologias que estão modificando a vida de pacientes que vivem o drama de buscar recursos milionários para tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME)

19.01.2021  |  299 visualizações

O caso da paciente de 1 ano e 4 meses, natural de Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, simboliza um marco na genética e na medicina que é a Terapia Gênica. O feito foi celebrado pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM). Mesmo que já tenham ocorridos outros casos deste tratamento, a novidade foi a doação feita por parte da indústria.

“É importante salientar que é um avanço importante mas que vai exigir habilitação dos hospitais. A grande vantagem é a infusão uma vez na vida e espera-se que isso dure por muitos anos. Houve uma doação por parte da indústria e executada através de um sorteio, uma vez que a medicação é cara, custando aproximadamente R$ 12 milhões. Espera-se que este novo tratamento possa ser avaliado em futuros protocolos do Ministério da Saúde e mais pacientes sejam beneficiados”, afirma o geneticista e associado da SBGM, Jonas Saute.

A paciente foi diagnosticada aos quatro meses de vida como portadora de uma doença rara, degenerativa e que pode atingir um em cada 10 mil bebês nascidos. A atrofia muscular espinhal (AME), segundo levantamento médico, já contou com o registro de três casos no Rio Grande do Sul com atendimento médico específico. No entanto, esta foi a primeira a ser realizada no estado.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

  • Tratamento inédito
    (Hospital Moinhos de Vento)

Leia também...

08.04.2021

Testes Genéticos Direto ao Consumidor preocupam especialistas

Antes do procedimento, SBGM recomenda buscar um médico geneticista capacitado

07.04.2021

Projeto de Lei amplia o número doenças rastreadas pelo Teste do Pezinho

Segundo SBGM, a possibilidade de ampliação das doenças na triagem neonatal é um desejo antigo da classe médica

01.04.2021

SBGM reforça os cuidados com a disseminação das novas variantes do coronavírus

Entidade defende manutenção do isolamento social, aplicação das vacinas com maior velocidade e barrar tratamentos que não sejam cientificamente comprovados

18.03.2021

Concurso selecionará logomarca para os 35 anos da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica

Produção será usada em toda a divulgação do evento comemorativo de 35 anos da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), incluindo mídia, redes sociais,  material timbrado, cartazes, entre outros

Entre em contato