Capa

AMRIGS Press Releases

Defesa da Medicina marca 100 primeiros dias da nova gestão da AMRIGS

Encontro com órgãos públicos, entidades e estabelecimentos da área da Saúde estiveram em pauta

31.01.2021  |  336 visualizações

O protagonismo em diversos setores que envolvem a Medicina e a Saúde é a marca principal dos primeiros cem dias de atividades da Diretoria eleita para comandar a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) para a gestão 2020/2023. O presidente da AMRIGS e membros da Diretoria estiveram reunidos com líderes do executivo e legislativo, municipal, estadual, Ministério Público, entidades representativas da Saúde e veículos de comunicação, atuando em termas que são de interesse não só da classe médica, mas da população como um todo.

“Estamos buscando mais protagonismo político e social da AMRIGS em todas as esferas de saúde. Nossa entidade precisa ser mais influenciadora na tomada de decisões. Além disso, queremos fortalecer ainda mais o associativismo médico e a difusão irrestrita do conhecimento médico-científico”, afirmou o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

Uma das principais iniciativas colocadas em prática foi a visita ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Deputado Ernani Polo. O objetivo foi colocar a AMRIGS à disposição do parlamento gaúcho para participação nos debates sobre tema da área da Saúde. Dr. Gerson Junqueira Jr. enalteceu a receptividade e alinhou a participação de representantes da AMRIGS nas atividades da Comissão de Saúde.

Debate com candidatos à Prefeitura de Porto Alegre

Por seu importante papel em fomentar discussões que contemplem a área da Saúde, a AMRIGS promoveu (em parceria com Correio do Povo e Rádio Guaíba), debates com candidatos à Prefeitura de Porto Alegre durante as campanhas do primeiro e segundo turnos, resultando na entrega de Carta Compromisso da Associação Médica com o intuito de assegurar a influência e a representatividade da entidade junto ao prefeito.

A Carta entregue aos prefeitos dos municípios gaúchos e representantes das seccionais da AMRIGS, é uma das principais ações da nova gestão da instituição, oficializando plena colaboração em qualquer demanda relativa à ciência médica, novas tecnologias e políticas de saúde.

Em encontro com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), realizado no dia 3 de dezembro, a Associação Médica do Rio Grande do Sul posicionou-se contrária ao lockdown (fechamento) da capital gaúcha em função da pandemia de COVID-19. Para o presidente da AMRIGS, o ideal é que seja levado em conta o equilíbrio entre a atividade econômica e os cuidados com a disseminação da doença.

“Hoje os médicos já sabem como tratar os pacientes, diferentemente de março, abril ou junho, quando tudo era novidade para os profissionais da Saúde”, disse em reunião com entidades médicas, representantes do comércio e dos bares e restaurantes.

Durante o encontro, do qual participou também o presidente do Conselho de Representantes da AMRIGS, Dr. Mauro Sparta, a Associação Médica também mostrou ao prefeito eleito e ao seu vice, Ricardo Gomes, a preocupação com a retomada dos procedimentos de outras especialidades médicas que foram represadas durante a pandemia. A preocupação da entidade com a estratégia e a logística da vacinação em Porto Alegre também foi mostrada a Sebastião Melo.

AMRIGS parte do Comitê Científico de apoio ao enfrentamento da pandemia de COVID-19

No dia 9 de dezembro, membros da diretoria e do Conselho de Representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul reuniram-se com o secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, no Palácio do Piratini. O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., apresentou a entidade e a colocou à disposição do Governo do Rio Grande do Sul como referência em conhecimento científico.

Discutiu-se a situação do coronavírus no Rio Grande do Sul e, na ocasião, a AMRIGS foi convidada pelo secretário-chefe a compor o Comitê Científico de apoio ao enfrentamento da pandemia de COVID-19 do Governo do RS, liderado pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb. Também participaram do encontro, o vice-presidente da entidade, Dr. Paulo Morassutti, e o presidente do Conselho de Representantes da Associação, Dr. Mauro Sparta.

Ainda em dezembro, Dr. Gerson Junqueira Jr, em visita à Defensoria Pública do Estado. compartilhou os esforços realizados neste momento para a retomada do protagonismo nas áreas médica e social, além de colocar a AMRIGS à disposição da instituição.

“Queremos tornar a Associação mais representativa, principalmente neste momento de pandemia. É essa participação no diálogo que buscamos”, disse o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

Retomada de negociações com o IPERGS

Em encontro realizado em janeiro na sede do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS), ficou definida a elaboração de uma pauta com prioridades em serviços que precisam passar por uma revisão de valores. Apesar de não ser ainda considerado um quadro de otimismo, o presidente do IPERGS, Marcus Vinicius de Almeida, declarou que há avanços na possibilidade de promover melhorias nos honorários médicos de serviços credenciados pelo Instituto. A mobilização envolve também envolve o Conselho Regional de Medicina (CREMERS) e Sindicato Médico (SIMERS).

O protagonismo da entidade torna-se cada vez mais forte e atuar em parceria é essencial. Durante esses 100 dias, a Diretoria e os Conselheiros da AMRIGS também estiveram em visita ao Hospital Regina e ao Grupo Sinos em Novo Hamburgo; ao Hospital Pronto Socorro de Porto Alegre; ao Hospital Mãe de Deus e Santa Ana; e ao Departamento Médico da Brigada Militar. Também se reuniram com o presidente do Conselho de Administração da Unicred Porto Alegre, Dr. José Cesar Boeira, e com o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Reginaldo Pujol (DEM), além de participarem da cerimônia de inauguração dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Vila Nova.

AMRIGS completa 70 anos

Em 2021, a Associação Médica do Rio Grande do Sul está organizando diversas ações para comemorar seus 70 anos de atividades.

A instituição lançou um concurso para criação do melhor logotipo que ilustre a data. O vencedor receberá como prêmio um iPhone e terá seu trabalho estampado em todas as programações, documentos e placas comemorativas.

Os representantes da AMRIGS também estão em debate sobre a criação de um memorial homenageando os médicos que perderam suas vidas durante a pandemia de COVID-19.

No mesmo ano em que completa 70 anos, a AMRIGS também comemora os 50 anos da Prova AMB/AMRIGS, referência nacional de seleção para programas de Residência Médica.

Importantes visitas e reuniões estão programadas para os próximos meses, pois a AMRIGS, mais do que nunca, reforça sua participação ativa no cenário da saúde no estado e no país.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

 

  • Debate do segundo turno
    (Marcelo Matusiak)

  • Visita na Assembleia Legislativa
    (Marcelo Matusiak)

  • Reunião na Defensoria Pública do Estado
    (Bruna Fonseca)

  • Reunião no IPERGS
    (Marcelo Matusiak)

  • Encontro na Casa Civil
    (Ana Carolina Lopes)

  • Reunião com prefeito eleito
    (Divulgação)

  • Debate entre candidatos
    (Marcelo Matusiak)

Leia também...

12.04.2021

Em nota conjunta com entidades médicas, AMRIGS reforça importância do Revalida

Entidades médicas do Rio Grande do Sul se unem em um apelo para que parlamentares avaliem suas posições com relação à revalidação de diplomas de medicina obtidos no exterior

09.04.2021

Coletiva de imprensa com participação da AMRIGS debate triagem em UTIs no atual momento da pandemia

Iniciativa foi da Associação Médica Brasileira (AMB)

08.04.2021

Ministro da Saúde destaca protagonismo de médicos na pandemia em encontro com participação da AMRIGS

Presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Gerson Junqueira Jr, participou da reunião realizada no Grupo Hospitalar Conceição

02.04.2021

Prêmios de Medicina e de Jornalismo integram programação especial dos 70 anos da AMRIGS

Objetivo é estimular as boas práticas na área médica e na mídia

Entre em contato