Capa

SBGM

Fórum dos Serviços de Doenças Raras: SBGM destaca o trabalho em rede

Entidade reforça a importância dos serviços de referência trabalharem juntos e trocarem experiências entre eles

01.03.2021  |  274 visualizações

A médica geneticista e presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), Têmis Maria Felix, foi uma das palestrantes do “Fórum dos Serviços de Doenças Raras”, promovido pela farmacêutica Takeda. Têmis abordou o tema “A SBGM e os Serviços de Doenças Raras” e enfatizou o trabalho da entidade na implantação da Política Nacional de Atenção às Pessoas com Doenças Raras, na habilitação e reuniões de discussão dos Serviços de Referência. A importância dos serviços de referência trabalharem em rede com troca mais experiências foi enfatizado.

“Avançamos na inclusão de exames especializados, porém, não são todos serviços que conseguem oferecer os exames já que não há laboratórios em sua instituição. Por isso a necessidade de trabalharmos em rede para que o fornecimento dos exames laboratoriais seja compartilhado”, destaca.

A médica geneticista citou, ainda, os sete encontros que a SBGM realizou em serviços de referência em doenças raras, as dificuldades epidemiológicas, especialmente na codificação da Classificação Internacional de Doenças (CID)*.

A proposta do Fórum dos Serviços de Doenças Raras é reunir, em três dias de evento, os serviços de referências em Doenças Raras e discutir suas dificuldades e perspectivas de ampliação do acesso a diagnósticos e tratamentos avançados.

Classificação Internacional de Doenças (CID)

*Reúne instrumentos de base epidemiológica que organiza informações sobre doenças, sinais, sintomas, achados anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas. A codificação eficaz de cada doença rara pode ajudar a assegurar que nenhuma doença e, como consequência, nenhum doente se perde num sistema de saúde. Os dados obtidos através da codificação também podem ser usados em investigação clínica sobre Doenças Raras e nos serviços nacionais de saúde.

Redação: Fernanda Calegaro
Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Fórum dos Serviços de Doenças Raras
    (Reprodução de imagem)

Leia também...

08.04.2021

Testes Genéticos Direto ao Consumidor preocupam especialistas

Antes do procedimento, SBGM recomenda buscar um médico geneticista capacitado

07.04.2021

Projeto de Lei amplia o número doenças rastreadas pelo Teste do Pezinho

Segundo SBGM, a possibilidade de ampliação das doenças na triagem neonatal é um desejo antigo da classe médica

01.04.2021

SBGM reforça os cuidados com a disseminação das novas variantes do coronavírus

Entidade defende manutenção do isolamento social, aplicação das vacinas com maior velocidade e barrar tratamentos que não sejam cientificamente comprovados

18.03.2021

Concurso selecionará logomarca para os 35 anos da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica

Produção será usada em toda a divulgação do evento comemorativo de 35 anos da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), incluindo mídia, redes sociais,  material timbrado, cartazes, entre outros

Entre em contato