Capa

SBGM - Interno

Nota de Pesar - Lina Maria Vieira Bastos

Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM)

09.03.2021  |  119 visualizações

Faleceu no dia 08/03/2021 em Fortaleza, aos 69 anos, vítima de complicações da COVID-19, a médica geneticista Lina Maria Vieira Bastos, que integrou a primeira turma de médicos residentes em Genética Médica do Brasil.

Fez seu curso de medicina em Fortaleza e a seguir fez residência em Pediatria no Instituto Fernandes Figueira – Fiocruz, no Rio de Janeiro. Em 1977, junto com Maria Herbênia Duarte e Roberto Giugliani ingressou no recém-inaugurado programa de residência em Genética Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, no Campus da USP em Ribeirão Preto (na foto, junto com a equipe de Genética Médica do HC-FMRP-USP em 1977, é a segunda a partir da direita, ao lado de Maria Herbênia, estando à sua esquerda Roque Monteleone Neto, Aguinaldo Pires Simões e João Monteiro de Pina Neto, e em pé atrás Iris Ferrari e Roberto Giugliani)

Após concluir a residência foi contratada como Médica Geneticista pelo HC-FMRP-USP, onde atuou até 1993, tendo ainda obtido o título de Mestre com um trabalho de pesquisa sobre raquitismo hipofosfatêmico.

Retornou para Fortaleza na década de 90, para onde transferiu seu vínculo junto ao INSS, onde atuou como médica geneticista até se aposentar em 2010.

Mesmo apresentando uma doença genética – osteogênese imperfeita – que lhe impunha muitas restrições, Lina foi sempre corajosa para enfrentar as adversidades e assumir o pleno comando da sua vida.

Nota elaborada por Roberto Giugliani, com informações coletadas junto à Tereza Helena Tavares Mauricio e João Monteiro de Pina Neto)

 

 

 

 

  • Lina Maria Vieira Bastos
    (Arquivo pessoal)

Leia também...

08.04.2021

Reportagem mostra o cuidado para ouvir e informar familiares

Médica Geneticista foi ouvida em reportagem do Jornal Zero Hora

22.03.2021

Portal de Pesquisas está incorporado ao site da SBGM

Associados podem cadastrar os projetos, que será divulgado na página inicial da entidade

17.03.2021

Membro da SBGM integrará grupo da OMS sobre Doenças Raras

Rede atua em defesa da inclusão de Doenças Raras na políticas públicas, além de representar a comunidade no mundo inteiro

09.03.2021

Missão Virtual Reino Unido-Brasil trata de terapias avançadas e genômica clínica

Evento iniciou nesta segunda e conta com a participação de importantes palestrantes brasileiros e britânicos

Entre em contato