Capa

SPRS Press Releases

Traumatismo craniano em crianças: A importância da família

Especialista explica as causas, métodos de prevenção, tratamentos e riscos resultantes de um trauma

30.07.2021  |  417 visualizações

As principais causas de traumatismo cranioencefálico (TCE) estão relacionadas a acidentes automobilísticos e quedas por falta de orientação ou supervisão, sendo os acidentes mais frequentes em pediatria, e em vários países já é considerado um problema de saúde pública. O tema preocupa a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul que alerta os pais para manterem uma atenção permanente sobre seus filhos.

De acordo com a pediatra intensivista do HCPA e Coordenadora da UTI do Trauma Pediátrico (UTI PED) do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), Luciana Gil Barcellos, a melhor solução está na prevenção.

“Existem traumas que vão desde o tocotraumatismo (lesões produzidas no feto durante o trabalho de parto) aos acidentes automobilísticos. Crianças menores, infelizmente em muitos casos são vítimas dos maus tratos e negligência causados até pelos próprios familiares. Não existe cuidado e reabilitação sem a participação da família, principalmente quando se trata de orientações e intervenções direcionadas à pessoa em reabilitação. A família traz consigo conhecimentos sobre o paciente e seu cotidiano”, destaca.

Entre as principais estratégias para evitar o traumatismo craniano estão o uso de capacetes para o ciclismo, skate, patins, hipismo. Evitar superfícies lisas e usar brinquedos com peso reduzido nos locais de recreação também são importantes. A recomendação para evitar quedas é colocar redes ou barras nas janelas, não utilizar andadores, evitar lajes ou vãos livres altos e portões próximos às escadas.

Redação: Fernanda Calegaro e Marcelo Matusiak

Coordenação: Marcelo Matusiak

  • Brincadeiras exigem supervisão
    (Freepik)

Leia também...

25.08.2021

Agosto dourado: há motivos de sobra para incentivar a amamentação

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) reforça importância da conscientização da importância do leite materno para mãe e para o bebê

27.07.2021

O que fazer no caso de quedas envolvendo crianças

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul alerta para importância de cuidado permanente por parte dos pais

12.07.2021

Bebês prematuros necessitam cuidados redobrados em tempos de pandemia

Assistência pré-natal é essencial para diminuir os riscos de prematuridade e evitar problemas mais graves

09.07.2021

Pediatra explica a diferença entre gripe e resfriado?

Os nomes se confundem no ditado popular mas os conceitos são bem diferentes um do outro

Entre em contato