O longo período de pandemia trouxe preocupação para os consumidores que apesar de uma tendência positiva de retomada econômica, estão seguindo com cautela na hora das compras de Natal. Essa foi a sensação percebida pelos lojistas na última semana no município de Sapiranga.
"Percebemos o mercado um pouco mais retraído na comparação com anos anteriores, o que certamente traz algum impacto ainda de tudo que vivemos na pandemia. A impressão que se tem é de uma certa cautela do consumidor. Os clientes buscam condições mais a longo prazo para os pagamentos”, afirma o 1o vice-presidente da CDL Sapiranga, Ademir Deitos.
Em relação a ceia de Natal, de acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, os brasileiros devem gastar, em média, R$ 289,12 com a ceia/almoço de Natal, valor R$ 64,00 acima do que o apresentado em 2020. Os dados também mostram que metade (49%) dos entrevistados pretende celebrar a data em casa, uma queda de 7 pontos percentuais em relação ao ano passado, enquanto 18% na casa de outros parentes e 16% na casa dos pais.
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak