Capa

Asbrav Press Releases Revista ASBRAV Digital

Confira dicas para aproveitar o máximo rendimento do ar-condicionado

ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação reforça importância de alguns procedimentos para que o equipamento funcione adequadamente nos dias de temperaturas muito elevadas

14.01.2022  |  480 visualizações

A onda de calor vai exigir paciência e o bom uso dos equipamentos de ar-condicionado. Com temperaturas elevadas alguns cuidados ajudam a tornar o uso mais eficiente e o consumo de energia elétrica menor.

“O calor entra nas residências basicamente de três formas: a primeira é pela diferença de temperatura interna x externa, então quanto mais isoladas forem as paredes e principalmente a cobertura, menos calor irá incidir. A cobertura é normalmente o ponto mais crítico de uma residência. Então a orientação é sempre isolar o telhado”, explica o vice-presidente da ASBRAV, Ricardo Albert.

A segunda fonte, e muitas vezes não menos crítica, é através das superfícies transparentes (vidros), que, além de terem um alto índice de transmissão de calor, permitem a entrada direta da radiação solar (aquecendo paredes / pisos / pessoas). A orientação é utilizar cortinas tipo blackout quando há insolação direta nas janelas. E quando não houver incidência da insolação direta aproveitar ao máximo a iluminação natural sem ligar a iluminação artificial.

A terceira incidência de calor é a que vem da ventilação ou renovação de ar, necessária e importante para a manutenção da qualidade interna do ar, principalmente em época de pandemia.

“O setor de climatização tem se manifestado que a saúde está no ar e que precisamos garantir a correta renovação de ar e um fluxo constante do ar mais limpo para o mais sujo. Esta entrada de calor aos ambientes é uma necessidade e uma exigência para um ambiente mais saudável”, completa Ricardo.

Como recomendação final para economia de energia é que não se abra mão da qualidade do ar (Ventilação e Renovação) e que utilize-se uma temperatura de conforto mais acima do usual, isto é subindo o termostato para 25° ou até 26°C, o que pode ser aceitável para uma temperatura externa de 40°C.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

  • Ar Condicionado
    (Freepik)

Leia também...

28.06.2022

Congresso Mercofrio 2022 vai debater "Mudanças Climáticas e Saúde: Uma nova ordem está no ar"

Evento será realizado de 13 a 15 de setembro no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre (RS)

27.06.2022

Seminário aborda acessibilidade, mobilidade e elevadores

Iniciativa conta com apoio institucional da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV)

23.06.2022

ASBRAV divulga 2ª edição do curso Sistemas de Água Gelada 

Objetivo é promover conhecimentos básicos e intermediários em SAG com foco nas aplicações de conforto e processo, uso, instalação, aspectos dos projetos e eficiência energética

22.06.2022

Seminário nacional marca o Dia Mundial da Refrigeração

Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV) apoia evento "Refrigeração Importa - Cooling Matters"

Entre em contato