Capa

Asbrav Press Releases Revista ASBRAV Digital

Confira dicas para aproveitar o máximo rendimento do ar-condicionado

ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação reforça importância de alguns procedimentos para que o equipamento funcione adequadamente nos dias de temperaturas muito elevadas

14.01.2022  |  318 visualizações

A onda de calor vai exigir paciência e o bom uso dos equipamentos de ar-condicionado. Com temperaturas elevadas alguns cuidados ajudam a tornar o uso mais eficiente e o consumo de energia elétrica menor.

“O calor entra nas residências basicamente de três formas: a primeira é pela diferença de temperatura interna x externa, então quanto mais isoladas forem as paredes e principalmente a cobertura, menos calor irá incidir. A cobertura é normalmente o ponto mais crítico de uma residência. Então a orientação é sempre isolar o telhado”, explica o vice-presidente da ASBRAV, Ricardo Albert.

A segunda fonte, e muitas vezes não menos crítica, é através das superfícies transparentes (vidros), que, além de terem um alto índice de transmissão de calor, permitem a entrada direta da radiação solar (aquecendo paredes / pisos / pessoas). A orientação é utilizar cortinas tipo blackout quando há insolação direta nas janelas. E quando não houver incidência da insolação direta aproveitar ao máximo a iluminação natural sem ligar a iluminação artificial.

A terceira incidência de calor é a que vem da ventilação ou renovação de ar, necessária e importante para a manutenção da qualidade interna do ar, principalmente em época de pandemia.

“O setor de climatização tem se manifestado que a saúde está no ar e que precisamos garantir a correta renovação de ar e um fluxo constante do ar mais limpo para o mais sujo. Esta entrada de calor aos ambientes é uma necessidade e uma exigência para um ambiente mais saudável”, completa Ricardo.

Como recomendação final para economia de energia é que não se abra mão da qualidade do ar (Ventilação e Renovação) e que utilize-se uma temperatura de conforto mais acima do usual, isto é subindo o termostato para 25° ou até 26°C, o que pode ser aceitável para uma temperatura externa de 40°C.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

  • Ar Condicionado
    (Freepik)

Leia também...

17.01.2022

Normas na área da saúde e segurança do trabalho impactam o setor de HVAC&R

A partir de agora, todas as empresas constituídas no Brasil de pequeno, médio ou grande porte podem receber a fiscalização dos órgãos governamentais municipal, estadual e federal, além do Ministério Público do Trabalho

14.01.2022

Confirmada realização do Congresso Mercofrio 2022

Evento será realizado de 13 a 15 de setembro no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre (RS)

12.01.2022

ASBRAV prepara agenda de cursos de qualificação para 2022

Atividades são realizadas pela entidade com um corpo qualificado de instrutores

15.12.2021

Integração e solidariedade marcam evento festivo promovido pela ASBRAV

Através da comercialização de cotas de patrocínio foi feita arrecadação financeira para ajudar entidade

Entre em contato