Capa

SBD-RS Press Releases

Queda de cabelo é tema de live promovida pelo SBD-RS

Evento online reuniu renomadas especialistas para discutir desafios e soluções relacionadas à queda de cabelo

04.12.2023  |  408 visualizações

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) realizou nesta quinta-feira (30/11) o evento "Hora D - Queda de Cabelo". A iniciativa, que ocorreu de forma online nas redes sociais da entidade, buscou abordar questões cruciais sobre a saúde capilar, proporcionando um diálogo aberto tanto para profissionais da saúde quanto para o público em geral.

Convidadas Especiais

Para enriquecer a discussão, a SBD-RS contou com a participação da dermatologista Mônica Berg como convidada especial. Reconhecida por sua expertise na área, Berg trouxe insights valiosos sobre a queda de cabelo, compartilhando seu conhecimento e experiência dentro do consultório. A moderação esteve a cargo de Manuela Dantas, também dermatologista de destaque, com as perguntas mais frequentes sobre o tema, garantindo um debate informativo e acessível a todos os participantes.

Berg destacou que a queda de cabelos é uma das preocupações mais frequentes entre os pacientes. Ela ressaltou que, embora as quedas acentuadas, conhecidas como Eflúvio Telógeno, possam ser angustiantes, são, em sua maioria, autolimitadas e passíveis de resolução. Berg enfatizou a importância de buscar assistência médica para investigar possíveis causas subjacentes a essa queda.

“E às vezes é nesse momento de queda que a gente costuma diagnosticar outras alterações do cabelo e do couro cabeludo. Então é importante procurar assistência médica para que seja examinado se não há outras causas envolvidas nessa queda”, alerta.

As especialistas destacaram ainda para a influência de causas emocionais na saúde capilar. Na primeira consulta, é realizada uma anamnese detalhada e um exame físico preliminar para uma avaliação minuciosa da rotina e eventos significativos na vida do paciente.

"É como ser um detetive para compreender o que está ocorrendo na vida do paciente que pode impactar na queda. Por exemplo, situações como divórcio podem desencadear queda capilar devido ao estresse, algo frequentemente esquecido pelas pessoas ao perceberem a queda", explicou Berg.

A dermatologista também abordou a variabilidade na quantidade de fios, explicando que, em média, cerca de 10% dos cabelos estão em fase de queda. Esse ciclo capilar é dessincronizado, com diferentes fios em fases distintas de crescimento, repouso e queda. A quantidade de fios perdidos diariamente varia conforme o volume capilar de cada pessoa.

Além disso, as dermatologistas comentaram sobre a relação entre doenças genéticas, autoimunes e a saúde capilar, ressaltando a importância da avaliação médica para identificar possíveis condições subjacentes.

O evento foi transmitido de forma gratuita nas redes sociais da SBD-RS, proporcionando acesso fácil e aberto a todos interessados. Os participantes tiveram a oportunidade de enviar perguntas e interagir com as especialistas durante a transmissão.

Lembre-se: Em casos de suspeita, procure um médico dermatologista. Profissionais habilitados podem ser conferidos no site http://www.sbdrs.org.br

Redação: Juliana Pereira
Coordenação: Marcelo Matusiak

Especialistas debatem queda de cabelo
(Reprodução)

Queda de Cabelo é tema de live promovida pelo SBD-RS
(Reprodução)

Leia também...

11.01.2024

Influência da dieta é cada vez mais evidente no surgimento da acne

Alimentação e uso de produtos para cuidado com pele são fatores atuais que influenciam na incômoda acne

04.01.2024

Em que situações devemos nos preocupar com as verrugas?

Aparecimento dessa condição na pele não é só estética, devendo ser conduzido acompanhamento médico

18.12.2023

O que é melasma e quando se preocupar?

Embora mais comuns no rosto, como maçãs, testa, nariz e buço, também pode se manifestar em outras áreas do corpo, como braços, pescoço e colo

15.12.2023

SBD-RS alerta para cuidados com a exposição solar diante da onda de forte calor no estado

Dermatologistas orientam sobre a importância de precauções adicionais para proteger a pele e prevenir danos causados pelos raios UV

Entre em contato