Capa

SBD-RS Press Releases

SBD-RS alerta para gravidade de procedimentos estéticos realizados por não médicos após caso em Goiânia

Procedimentos estéticos exigem formação e habilitação dos profissionais

05.12.2023  |  588 visualizações

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) emite mais um alerta sobre a gravidade de casos de procedimentos estéticos realizados por não médicos, após a notícia registrada em Goiânia nesta semana. A presidente da SBD-RS, Rosemarie Mazzucco, expressa sua profunda preocupação com casos recorrentes.

“A segurança e a saúde dos pacientes são prioridades absolutas”, destaca.

O alerta surge após a Polícia Civil (PC) iniciar investigações contra quatro dentistas na Grande Goiânia, suspeitos de atuar como médicos em procedimentos estéticos. Dois desses profissionais estão sob suspeita de causar deformações em rostos de pacientes. Os procedimentos realizados incluem a Alectomia, Blefaroplastia e Rinoplastia, todos delicados e que demandam conhecimento técnico aprofundado em dermatologia.

Antes mesmo da ação policial desta semana, todos os dentistas investigados já haviam tido seus registros profissionais suspensos de forma cautelar, seja pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO-GO) ou por determinação judicial.

A SBD-RS reforça a importância de sempre procurar profissionais habilitados, garantindo o cumprimento da Lei nº 12.842/2013, que regula o exercício da medicina e específica os procedimentos exclusivos dessa classe profissional.

Redação e Coordenação: Marcelo Matusiak

Alerta
(Divulgação)

Leia também...

11.01.2024

Influência da dieta é cada vez mais evidente no surgimento da acne

Alimentação e uso de produtos para cuidado com pele são fatores atuais que influenciam na incômoda acne

04.01.2024

Em que situações devemos nos preocupar com as verrugas?

Aparecimento dessa condição na pele não é só estética, devendo ser conduzido acompanhamento médico

18.12.2023

O que é melasma e quando se preocupar?

Embora mais comuns no rosto, como maçãs, testa, nariz e buço, também pode se manifestar em outras áreas do corpo, como braços, pescoço e colo

15.12.2023

SBD-RS alerta para cuidados com a exposição solar diante da onda de forte calor no estado

Dermatologistas orientam sobre a importância de precauções adicionais para proteger a pele e prevenir danos causados pelos raios UV

Entre em contato