Capa

SBD-RS Press Releases

Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza mais de 1000 atendimentos gratuitos para diagnóstico precoce de Câncer de Pele 

A iniciativa, integrante da Campanha Dezembro Laranja, destinada à conscientização sobre a doença, superou o número de atendimentos do ano anterior.

04.12.2023  |  679 visualizações

A Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) realizou mais uma ação voltada para atendimentos gratuitos visando a identificação precoce de casos suspeitos de câncer de pele. A iniciativa, parte integrante da Campanha Dezembro Laranja, que busca conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde da pele, superou a quantidade de atendimentos realizados no ano anterior.

No Posto de Saúde do IAPI, em Porto Alegre, foram efetuados mais de 1000 atendimentos com todas as unidades participantes, 18 cirurgias e mais de 60 encaminhamentos de suspeitas de câncer, ressaltando a relevância da conscientização e do acompanhamento dermatológico regular da saúde da pele. A dermatologista e coordenadora da ação, Sabrina Sanvido, destaca que o câncer de pele, manifestado por lesões em qualquer parte do corpo, demanda atenção às mudanças visíveis.

“O câncer pode ser classificado em carcinomas e melanoma. Essas lesões tendem a surgir em indivíduos com mais de 40 anos, especialmente naqueles com histórico significativo de exposição solar. Geralmente os carcinomas apresentam coloração avermelhada e podem exibir crostas persistentes ou feridas que não cicatrizam. Já o melanoma é reconhecido pela presença de pintas escuras ou sinais. A vigilância constante é crucial, destacando mudanças notáveis no tamanho e na cor da lesão como sinais de alerta essenciais", afirmou.

A novidade deste ano foi a inclusão de cirurgias, biópsias e ultrassonografia. Este último ajuda a avaliar com mais detalhes tumor, invasões e disseminação.

A médica ultrassonografista e voluntária da campanha, Laura Mezzomo, destaca casos em que a ultrassonografia revelou informações cruciais não evidentes no exame físico, ressaltando a importância desse recurso na detecção precoce e tratamento eficaz.

"Tivemos um caso em que o tamanho real do tumor era substancialmente maior do que o indicado pela avaliação do exame físico. Todas essas complexidades foram identificadas durante o atendimento do mutirão aqui, destacando a importância crítica desse esforço”, completa Dra. Laura Mezzomo, médica ultrassonografista e voluntária da campanha.

A ação, realizada em parceria com a Sociedade de Dermatologia e a Secretaria Municipal da Saúde, contou com a participação de aproximadamente 3.500 médicos dermatologistas e voluntários em mais de 100 postos de atendimento em todo o Brasil. A Coordenadora da Atenção Especializada do município de Porto Alegre, Claudia Loss Reck explica que a atividade foi pensada para sanar o máximo de casos possíveis. 

"Diagnosticar o câncer de pele o mais cedo possível facilita significativamente o processo de cura. Por essa razão, oferecemos todos os atendimentos e procedimentos necessários para a população, visando agilidade e eficácia no tratamento", finaliza.

Sanvido ressalta ainda a importância da união e colaboração de todos os envolvidos. "Sem o apoio de toda equipe de funcionários e médicos do IAPI e dos dermatologistas voluntários, nada disso seria possível", completa.

Também foram promovidas ações nas cidades de Caxias do Sul, Igrejinha, Ijuí, Uruguaiana, Pelotas e Passo Fundo. Para mais informações sobre a campanha preventiva acesse o site oficial http://www.sbdrs.org.br/

Redação: Juliana Pereira
Coordenação: Marcelo Matusiak

Dezembro Laranja
(Juliana Pereira)

Dezembro Laranja
(Juliana Pereira)

Dezembro Laranja
(Juliana Pereira)

Dezembro Laranja
(Juliana Pereira)

Dezembro Laranja
(Juliana Pereira)

Dezembro Laranja
(Juliana Pereira)

Dezembro Laranja
(Juliana Pereira)

Dezembro Laranja
(Juliana Pereira)

Dezembro Laranja
(Juliana Pereira)

Dezembro Laranja
(Juliana Pereira)

Dezembro Laranja
(Juliana Pereira)

Leia também...

11.01.2024

Influência da dieta é cada vez mais evidente no surgimento da acne

Alimentação e uso de produtos para cuidado com pele são fatores atuais que influenciam na incômoda acne

04.01.2024

Em que situações devemos nos preocupar com as verrugas?

Aparecimento dessa condição na pele não é só estética, devendo ser conduzido acompanhamento médico

18.12.2023

O que é melasma e quando se preocupar?

Embora mais comuns no rosto, como maçãs, testa, nariz e buço, também pode se manifestar em outras áreas do corpo, como braços, pescoço e colo

15.12.2023

SBD-RS alerta para cuidados com a exposição solar diante da onda de forte calor no estado

Dermatologistas orientam sobre a importância de precauções adicionais para proteger a pele e prevenir danos causados pelos raios UV

Entre em contato